PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

3ª Romaria de Conquistas - Educação e Formação Cultural na Festa da Padroeira do Estado

Graduandos do Curso de Pedagogia da Faculdade Novo Milênio participaram como Equipe de Apoio na 3ª Romaria de Conguistas, realizada no dia 29 de abril de 2019, integrando a programação da Festa de Nossa Senhora da Penha.
Foram 19 Bandas de Congo que subiram o morro rumo ao Campinho do Convento expressando fé e devoção, louvando com a casaca, o tambor, bumbo, cuíca, chocalho, triângulo, apito, palmas, e ainda da dança, do gingado e do canto. E um dos momentos mais emocionantes da 3ª Romaria foi durante a Benção às Bandas, quando todas entoaram a uma só voz: Iáiá, você vai à Penha?! Me leva, Ô, me leva!.

A Romaria foi finalizada com a Fincada do Mastro na Prainha, próxima à entrada antiga da subida ao Convento.

O Congo é um patrimônio imaterial do Espírito Santo e a participação dos graduandos em Educação é muito importante, pois possibilita-lhes o contato e apreciação de uma manifestação cultural de nosso povo.

Foi uma experiência incrível, eu nunca havia participado da Romaria dos Conguistas e nem mesmo apreciado a beleza das bandas, com vários ritmos e muita animação. Já estou na lista do ano que vem (David Eduardo/3º Período).

Só acho que ano que vem já podia chegar, foi uma experiência maravilhosa fazer parte desta equipe, vivenciando a maravilha que foi cada minuto participando da Banda de Congo. Foi maravilhoso (Pâmela/3º Período).

É o terceiro ano que participo e sempre amando a experiência cultural. É extremamente enriquecedora, tanto para o pessoal quanto para o profissional, já que a partir dessa prática é possível explorar a cultura da nossa região, tendo muito mais conteúdo para elaborar atividades. Já pensei em diversas formar de trabalho em sala (Jhennifer Passos/5º Período).

Foi minha 2° segunda participação, apesar de seguir outra religião e ser de outro estado, não vejo problema algum em apreciar de perto a cultura do nosso estado, pois serei um docente que não irei pregar religião e sim conhecimento e respeito as diferenças. A cada ano são experiências maravilhosas, como os Conguistas tem amor e zelo pelo que fazem. Pretendo passar esses conhecimentos culturais para meus filhos e alunos. A Festa da Penha é um evento grandioso que merece a admiração de todos. Parabéns a todos que participaram desse evento espetacular! (Niviane/3º Período).

Muito feliz por esse aprendizado e por esse retorno positivo da banda em qual apoiei, aprendi muita coisa sobre a cultura capixaba da qual se não fosse pela faculdade eu não teria a oportunidade de conhecer (Sthefany Gomes/1º Período).

Já tinha tido a oportunidade de conhecer o Congo de Roda dÁgua, mas participar, interagir e subir com eles ao Convento foi único! Pude perceber que a cultura é passada de geração a geração, e as crianças se empenham em participar com os pais. O ritmo das bandas, as roupas, os instrumentos fazem parte dessa cultura que é patrimônio histórico do nosso Estado. Foi muito massa!!! (Katiuscia de O. Nascimento/1º Período).