PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Concurso da Cozinha Brasileira – 3º Período do Curso de Gastronomia

O Concurso da Cozinha Brasileira acontecerá no dia 11/06 com a participação dos Alunos do terceiro período do Curso Gastronomia da Faculdade Novo Milênio.

"É com muita alegria que completamos 10 anos desse magnifico evento, que ocorre duas vezes no ano, este trabalho com os alunos encerra o período valendo nota final", conta a Professora Isaura Caliari.

Os alunos em duplas recebem como tema alguns ingredientes escolhidos pelas professoras da disciplina. Esse ano os ingredientes são: peixe Bijupirá, Banana da terra e tapioca. Esses ingredientes devem sobressair na criação do prato.

Como jurados contamos sempre com representantes da nossa sociedade; alunos que se tornaram chefes de seus restaurantes, blogueiros de gastronomia, representantes dos principais jornais também da área gastronômica e proprietários de empresas organizadores e responsáveis por eventos gastronômicos no ES.

Os pratos serão avaliados e três melhores recebem medalhas e pequenos brindes ligados a produtos gastronômicos.

Conheça um pouco mais sobre o peixe Bijupirá.

O peixe Bijupirá é nativo da costa do ES e tem seu nome de origem indígena que significa “peixe bom”. É cultivado na praia da Cerca em Guarapari através do “Projeto Piloto de Maricultura, uma parceria da FUCAM, UFES e Associação dos Maricultores de Guarapari. São 20 famílias atuantes no projeto que conta com o apoio técnico diário da UFES.

Além dos bijupirás, também são cultivados na Fazenda Marinha ostras, mexilhões e vieiras. A previsão é que sejam comercializadas 2 toneladas de bijupirás no próximo ano.

O Curso de Gastronomia da Faculdade Novo Milênio sente-se honrado e agradecido em participar desse projeto.