PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

II Seminário de Educação Especial Inclusiva: Entre Olhares, Saberes e Reflexões

O II Seminário de Educação Especial Inclusiva, organizado pelo Curso de Pedagogia, da Faculdade Novo Milênio, teve início na noite de 1 de outubro com a participação de graduandos de diferentes Instituições de Ensino Superior, professores do Sistema Público e Privado e demais interessados na temática.

Os participantes estão fazendo doações de materiais de higiene pessoal, materiais para produção de lanche e materiais de Limpeza diária em prol da Pestalozzi, de Vila Velha.

O primeiro dia do II Seminário, teve como Cerimonialista a graduanda Danyelly Pessini da Silva, do 6º período.
A apresentação cultural ficou por conta de Dielson Barbosa dos Santos (Didi do Balé), deficiente visual, que dançou a variação masculina de La Fille Mal Gadee, encantando a todos com sua belíssima performance.

A abertura do II Seminário contou com as presenças do Diretor Geral da FNM, Sr. Sebastião Estevam Receputi, da coordenação de Curso de Pedagogia, Sr.ª Sonia Maria Meneghetti Coêlho, do Gestor Voluntário da Pestalozzi/VV, Sr. Nilo e da Equipe de Coordenação: Maria da Penha Fonseca, Renata R. Ferrari, Bianca Amaro Tavares e Paulo Willian Brunelli Viçosi.

As palestras Políticas Públicas de Educação Especial Inclusiva no Espírito Santo” - Profª Sonia Aparecida Alvarenga Vieira /SUEE/SEDU e “Uma Experiência de Educação Especial Inclusiva no Sistema Privado” - Pedagoga Esp. Alba Valéria de Freitas/Escola Crescer PHD promoveram muitas reflexões e debates após suas falas e que com certeza veio a agregar novos conhecimentos para os que estavam presentes.

O evento finalizou a noite com vários sorteios de brindes, ofertados por diferentes patrocinadores e com um delicioso Coffee break, especialmente preparado para a Noite de Abertura.
Hoje e amanhã a programação segue com palestras, apresentações culturais e muitos sorteios, os quais serão realizados no início e ao final, premiando aos presentes com muitas surpresas.

Programação

• 02/10 – Quarta-feira
19h00 – Apresentação Cultural Inclusiva – Jair Zanol, aluno do Ensino Público Municipal/VV
19h20 – Palestra: “A Formação inicial e continuada do professor na perspectiva da Educação Especial Inclusiva” - Prof. Ms. Eliane Telles de Bruim Vieira (Diretora do CAS – Centro de Atendimento ao Surdo/Vitória)
20h30 – 21h45 – Dinâmica de Interação em LIBRAS – Prof. Paulo Willian Brunelli Viçosi e graduandos do 8º P/Pedagogia

• 03/10 – Quinta-feira
19h00 – Apresentação Cultural Inclusiva
19h20 – Mesa Redonda: “Realidades: “A Educação Especial Inclusiva no espaço da escola”
Prof. Ms. Daniella Cortes Pereira Borges/NEE/SEMED VV
Profª Juliana Rohsner Vianna Toniati/Egressa do curso de Pedagogia Faculdade Novo Milênio/Diretora da EEEFM Jones José do Nascimento.