PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Clínica Escola da Faculdade Novo Milênio: ensino, saúde e carinho

 

Tão importante quanto as aulas teóricas em sala de aula, a prática é a principal base para o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso. Em função disso, em julho de 2005, surgiu a Clínica Escola, atendendo cerca de 100 pacientes por dia indicados pelos hospitais da Grande Vitória e postos de saúde de bairros vizinhos.

Os estagiários de Fisioterapia e Enfermagem atendem adultos e crianças com diversos problemas de saúde.

Desde outubro de 2007, Raquel Rodrigues Nepomuceno leva sua filha Mariana, de 1 ano e 9 meses, para as sessões de hidroterapia com a futura fisioterapeuta Vanessa Stoch, do 7º período do curso. Raquel ficou sabendo dos serviços oferecidos pela Clínca através de uma amiga, e se diz satisfeita com a dedicação da aluna com sua filha, que durante o atendimento faz a festa na água.

Em seus 3 atendimentos semanais de fisioterapia e hidroterapia, o jovem paciente Talles (14) recebe um carinhoso e dedicado atendimento das acadêmica Gabriela Honorato Brandão e Michelle Fernandes. “Me sinto satisfeita com o atendimento e acho muito importante ter uma Clínica Escola para a região”, diz Nadja, irmã e fiel companheira de Talles em seu tratamento.

Já aluno Anderson Ignácio Barcelos garante que “por em prática o que se aprende em sala de aula vai ter um efeito proveitoso na profissão futuramente”. Anderson atende pacientes como Nilda Soreano Alves, que trata das suas dores na coluna há 4 meses.

Reconhecimento nacional

Já os estagiários de Enfermagem atuam num projeto voltado aos pacientes com feridas. “O projeto é muito importante para a extensão do atendimento especializado ao paciente, auxiliando no descongestionamento dos hospitais da região da Grande Vitória”, diz o professor e orientador do setor de curativos Lauer Sardenberg.

O projeto obteve reconhecimento nacional em congressos de Saúde e Planejamento da Saúde da Família, que aconteceram em julho de 2008 em Curitiba e Brasília.

Atendimento e melhorias

Os atendimentos na Clínica Escola são gratuitos e acontecem de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 13h às 17h. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3399-5588 ou no local – Av. Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha.

No entanto, por motivos de reforma para melhor atendimento do público, os serviços do curso de Enfermagem encontram-se suspensos, retornando em breve.