PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

“Papai Noel dos Correios” quer presentear 12 mil crianças neste Natal no ES

Os ajudantes do Papai Noel vão trabalhar mais neste ano, pelo menos vai ser assim nos Correios. Com a campanha “Papai Noel dos Correios - 2011” a empresa quer presentear 12 mil crianças no Espírito Santo, 2 mil a mais do que no ano passado, quando foram atendidos aproximadamente 10 mil pedidos de presentes.

Mantendo o formato de 2010, o projeto é direcionado a crianças matriculadas até a 4ª série em escolas públicas que estejam localizadas em área de vulnerabilidade social. Neste ano a distribuição dos presentes será mais descentralizada. Os Correios vão levar a magia do Natal para crianças de todos os cantos do Estado. Cada município terá pelo menos uma escola participante do “Papai Noel dos Correios”, indicadas pelas secretarias municipais de educação.

O projeto ganhou uma grande proporção por isso a empresa limitou em 12 mil o número de cartas que serão recebidas.

A decisão tem como principal objetivo preservar os sentimentos das crianças e a crença no Papai Noel, evitando que a garotada envie cartas em número superior ao de presentes doados.

O trabalho é realizado para atender a 100% dos pedidos, mas caso isso não ocorra, todas as cartas não-adotadas receberão a carta-resposta do Papai Noel.

Padrinhos

Toda a campanha só é possível graças aos colaboradores dos Correios e a voluntários da sociedade. Depois de cadastradas, as cartinhas das crianças vão ficar disponíveis nas agências de todo o Estado, de 28 de novembro a 12 de dezembro, a espera de padrinhos que queiram adotá-las. Cada pessoa pode adotar quantas cartas quiser, desde que haja o real compromisso de retornar os presentes.

Os Correios também esperam contar com o apoio de empresas que se sensibilizem com a causa. Doações corporativas são permitidas e fundamentais para atingir a meta de 12 mil presentes.

 

Educação 

O Projeto Papai Noel dos Correios está alinhado a um dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio - “Educação básica de qualidade para todos”. As crianças são estimuladas a escrever uma redação, uma carta ao bom velhinho. Elas aprendem também a endereçar corretamente, usar o CEP e o selo.

A empresa preparou um material de orientação aos professores das escolas selecionadas sugerindo a forma de trabalhar o tema “Natal” com as crianças. Assim, os Correios querem estimular o desenvolvimento de valores como bondade, perdão e solidariedade, além de ensinar que o Natal é uma época de confraternização, diminuindo o apelo comercial da data.

Histórico

De todos os programas desenvolvidos pelos Correios, sejam da área ambiental, social ou esportiva, o “Papai Noel dos Correios” é o mais conhecido pela população e, com certeza, o que mobiliza o maior número de voluntários.

O projeto surgiu há mais de 20 anos, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao bom velhinho. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas, outros envolviam também a comunidade. A quantidade de cartas enviadas ao Papai Noel crescia a cada ano e em 1996 a campanha “Papai Noel dos Correios” tornou-se corporativa, passando a contar com a participação da sociedade na adoção das cartas.

Acessar site da campanha 

 

Serviço

Projeto Papai Noel dos Correios - 2011
Entrega de cartas aos Correios: 07/11 a 18/11
Lançamento oficial: 11/11
Adoção de cartas e retorno dos presentes nas Agências dos Correios : 28/11 a 12/12
Entrega dos presentes às crianças: 05/12 a 16/12
Encerramento oficial: 19/12

Assessoria de Comunicação dos Correios - Diretoria Regional do Espírito Santo

(27) 3331-2319