PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

XI Semana Empresarial Novo Milênio arrecada mais de 100 kilos de alimentos para o

No dia 25 de setembro, o Coordenador do Curso de Administração, Prof. Cassiano Pessanha, juntamente com a Presidente do Movimento Vida Nova Desenvolvimento Sustentável (Movive), Sra. Cristina Puppim, e a Profa. Ana Letícia Espolador Leitão foram ao Banco Verde Vida na Região do Aribiri (Região 3), para entregar parte dos alimentos arrecadados na XI Semana Empresarial Novo Milênio e no dia 28 de setembro no Banco Terra, em Terra Vermelha (Região 5), participando também o Coordenador de Projetos do Movive Sr. Itamarcos Coutinho.

O projeto do Banco Verde Vida investe em consciência ambiental, onde os resíduos, os materiais recicláveis são utilizados como moeda e trocados por alimentos no Supermercado Solidário, no bairro Ataíde, em Vila Velha.
Plásticos, metais, vidros, óleo saturado são alguns exemplos de mercadorias que podem ser trocadas por Moeda Verde e deixam de poluir o meio-ambiente, principalmente o Rio Aribiri.

O Banco Verde Vida também é importante na conscientização ambiental, de desenvolvimento socioeconômico e também promovendo o acesso a bens alimentares básicos. Nesse Banco não se aceita Real (R$), apenas Verde (V$). A moeda é lastreada em resíduos sólidos.

Quanto ao óleo saturado, para que não seja jogado diretamente na natureza, poluindo litros de água potável, buscou-se uma destinação ecológica onde após ser utilizado, deve ser embalado num recipiente, como uma garrafa PET, por exemplo. E esse óleo de cozinha utilizado, na Região 3, é destinado à Unidade Produtiva de Sabão Ecológico da Região da Bacia do Rio Aribiri, que é um empreendimento Econômico Solidário Sabão VerdeVida, tendo como objetivo de contribuir para o desenvolvimento local da Região da Bacia do Rio Aribiri, Vila Velha-ES.

E os alimentos doados a partir da XI Semana Empresarial Novo Milênio vieram a contribuir ainda mais com esses projetos que são autogestionários e se preocupam com o desenvolvimento local. Esses projetos trabalham com a venda de alimentos e outros bens essenciais com preço de custo e de atacado, além de uma moeda própria. Desta forma a colaboração realizada pela Faculdade Novo Milênio vem agregar esforços e contribuir com esta exemplar iniciativa do Movive e das Regiões que adotam empreendimentos solidários, economia solidária, desenvolvimento sustentável, (re)utilização de coisas que poderiam poluir a natureza e viram sabão, por exemplo.

Mais uma vez, a Faculdade Novo Milênio, a partir do Evento da XI Semana Empresarial tem buscado ampliar sua parceria com os projetos que são desenvolvidos nas Comunidades.