PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

I Fórum de arte, educação e cultura

A professora Maria da Penha Fonseca, do curso de Pedagogia da Faculdade Novo Milênio, participou neste mês da Mesa Redonda

 intitulada "PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DA ARTE: AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS".

O evento foi realizado no Instituto Federal Fluminense, Campus Campos-Centro, Campos de Goytacazes/RJ. Em sua fala a professora defendeu a abordagem interdisciplinar como ferramenta importante para o exercício da transversalidade, constituindo-se em caminhos facilitadores da integração do processo formativo dos estudantes, permitindo sua participação na escolha dos temas prioritários.

"Para que o professor de Arte possa trabalhar dentro desta concepção deve buscar conhecimentos teóricos e domínio de procedimentos específicos no campo da arte como: experiências de criação em arte, incorporar hábitos de frequentar exposições e mostras, estudar continuamente sobre arte e sobre educação em arte", disse.

Ela afirma que conhecer a história da arte ajuda os professores a situarem as práticas didáticas contemporâneas que supõem interlocução com obras de arte, práticas artísticas dos alunos nas escolas e reflexões sobre arte.

A professora ainda ressalta a importância do trabalho integrado nas diferentes disciplinas e que avaliações a nível nacional, como o ENEM e o ENCCEJA trazem em suas provas um conjunto de informações interdisciplinar e contextualizada.