PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

A Indústria Cultural, a Adolescência e a Violência na Grande Vitória

Nos meses de agosto e setembro a Faculdade Novo Milênio através das Coordenações dos Cursos de Direito e Administração de Empresas estarão promovendo o lançamento do livro: A Indústria Cultural a Adolescência e a Violência na Grande Vitória.

O autor do livro, Professor Pedro Luiz Ferro atua como docente na Instituição e está à frente das disciplinas de Sociologia Jurídica e Psicologia Jurídica. Mestre em Ciências Sociais e no momento cursa seu Doutorado na PUC/SP com previsão de término para o ano que vem. Sua tese defende mudanças profundas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A temática abordada: A Indústria Cultural, a Adolescência e a Violência na Grande Vitória, exigiu um mergulho profundo nas fontes bibliográficas de autores da área da psicologia, sociologia, antropologia e filosofia, o que de fato acrescentou uma visão mais holística à problemática pesquisada.

Durante os anos de 2008 e 2010 o professor fez parte da equipe multidisciplinar e trabalhava diretamente com adolescentes em conflito com a lei. Durante estes anos de trabalho junto aos adolescentes percebeu que a grande motivação para o cometimento dos atos infracionais estava ligada diretamente a conceitos familiares fraturados e a indústria cultural através do mercado de consumo.
A maior influência para a realização deste livro foi a preocupação com a crescente mortalidade de jovens neste país relacionada com a criminalidade. O objetivo foi demonstrar como a desigualdade e a criminalidade andam de mãos dadas.
O livro destina-se a todos os estudantes e profissionais que atuam ou que pretendem atuar no campo social envolvendo adolescentes em conflito com a lei. É direcionado também àqueles que desconhecem o perverso sistema socioeconômicos brasileiro.

Segundo o Professor, “Ao publicar esta obra pretendo colocar em discussão alguns conceitos que deveriam ser discutidos pela sociedade e que não são”.

O Livro representou um desafio na área acadêmica, pois graduou-se em psicologia e buscou ampliar os seus conhecimentos, incorporando ao seu cotidiano a chave de leitura e os métodos das Ciências Sociais. Esta busca da transdisciplinalidade foi sem dúvida o diferencial que enriqueceu a obra.

A atualidade do debate sobre violência nas áreas periféricas e urbanas na Grande Vitória e a presença de adolescentes infratores estampada no dia a dia da mídia, torna a análise da conjuntura sociopolítica muito oportuna e atual.

O livro será lançado em dois eventos da Faculdade Novo Milênio: Semana do Curso de Direito e na Semana Empresarial (Talk Show).