PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO/NEPA LANÇA NOVA EDIÇÃO

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO/NEPA LANÇA NOVA EDIÇÃO

Por Cristiano das Neves Bodart*

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração/NEPA lança nova edição da revista Foco, periódico do programa de Graduação e Pós-Graduação em Administração da Faculdade Novo Milênio.

Na presente edição, na seção “ARTIGOS DE PRIMEIROS ESTUDOS”, o leitor estará se deparando com dois artigos.

O primeiro artigo, de Fagna Florindo de Oliveira e Sonia Maria Rodrigues Santos, alunas do curso de especialização em Gestão Pessoas da Faculdade Novo Milênio/FNM, intitula-se “A arte de fidelizar clientes como diferencial competitivo”. As autoras buscaram avaliar as práticas de fidelização de clientes adotadas por empresa localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória/ES.

O segundo artigo dessa seção é de Daniel Nunes de Almeida, aluno do curso de especialização em Gestão Empresarial da Faculdade Novo Milênio/FNM. Sob o título “A apropriação da tecnologia de informação na fomentação de um diferencial competitivo”, o autor buscou, por meio de um estudo de caso, analisar como a empresas tratam a interação com seus clientes e como usam as redes sociais para tal comunicação.

Na seção “ARTIGOS” o leitor encontrará quatro (04) papers. O primeiro artigo é de autoria de Sidney Alves, que é licenciado em História, com especialização em Gestão Escolar Integrada e atualmente cursa os programas de graduação em Administração Públicas e Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade Federal Fluminense.

Em seu artigo, “Lei da Ficha Limpa: consequências para a Administração Pública”, Sidney Alves busca realizar uma discussão em torno da Lei de Ficha Limpa e seus impactos na Administração Pública.

O segundo artigo, sob o título “Uma análise de Pesquisas Realizadas sobre Controle de Gestão em Empresas Internacionalizadas”, foi produzido por Thiago de Abreu Costa, doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Sidmar Roberto Vieira Almeida, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ.

Nesse artigo os autores se propuseram, através de uma revisão bibliográfica que abrange as dissertações e artigos produzidos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos, a estudar os sistemas de controle gerencial, evidenciando as possíveis modificações ocorridas devido ao processo de internacionalização.

Ainda na seção “artigos”, o leitor encontrará a produção de Kamille Ramos Torres, aluna do curso de Administração da Faculdade Novo Milênio/FNM e Cristiano das Neves Bodart, doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo e docente da Faculdade Novo Milênio/FNM. Nesse artigo, intitulado “Acessibilidade de portadores de deficiências visual e auditiva: em pauta os sítios públicos municipais da Região Metropolitana da Grande Vitória/ES”, os autores se propuseram a analisar a acessibilidade nos sites públicos dos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória-ES.

O último artigo dessa nova edição, “Governança Ambiental no centro do debate: apontamentos sobre as Políticas de Saneamento Básico no Brasil”, é de autoria de Pedro Albuquerque, mestrando em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e pesquisador do Observatório das Metrópoles dessa mesma instituição, Marcela Fernanda da Paz de Souza, pós-doutoranda no Programa de Estudos Urbanos e Regionais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, e Apolliane Rosselline Ferreira de Souza, graduanda em Gestão de Políticas Públicas na UFRN. Nesse artigo os autores se propuseram apresentar indicações sobre o conceito da governança interativa e, como estudo de caso, problematizar as Políticas de Saneamento Básico no Brasil.

Por fim, a edição traz uma entrevista realizada por Cassiane da C. Ramos Marchiori ao Comendador, fundador e Diretor Geral da Faculdade Novo Milênio: Sebastião Estevam Receputi.

A revista Foco encontra-se com chamada aberta para seu próximo número, previsto para ser lançado em junho/2015, publicando artigos e resenhas.

A revista pode ser acessada em: http://www.novomilenio.br/Periodicos/index.php/foco/index

*Cristiano das Neves Bodart, é editor chefe da revista Foco, coordenador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração/NEPA da Faculdade Novo Milênio e docente nessa mesma IES.