PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Alunos do 1º período fazem visita técnica aos Produtores Artesanais e Orgânicos das Montanhas

Os alunos do 1º período do Curso de Gastronomia foram a Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, para conhecer os ingredientes artesanais e orgânicos produzidos na região de montanha do Espírito Santo.

Alunos de Gastronomia
Alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Novo Milênio (Sítio dos Palmitos ,Domingos Martins)

A visita aconteceu no sábado, 04 de junho, incluiu nove produtores e beneficiadores de matérias primas cultivadas na região de montanhas do Espírito Santo, nacionalmente conhecida como um dos mais importantes polos de produção agrícola orgânica e artesanal, com foco no agro turismo.

A primeira parada dos alunos foi o Sítio dos Palmitos, desde 2002 produzindo a partir das variedades da Palmeira Real Australiana, Pupunha, Juçara, Juçai, Coqueiro Anão, Patioba(Amargo), Baba de Boi e Imperial, contando hoje com a aproximadamente 70.000 plantas.

Em outras oito propriedades os alunos conheceram o cultivo processamento de hortaliças hidropônicas sem agrotóxicos, cafés especiais orgânicos, massas, embutidos e laticínios

 

Visita
Café Altoé da Montanha (Café Jacu); Produção de Socol ( família Lorenção);
Horta hidropônica de mini folhas S. Paulinho; Palmitos em conserva e Antepastos ( Sítio dos Palmitos).

Organizada pela Professora Fernanda Cassa da disciplina de Teoria e Técnica em Gastronomia, a visita técnica também contou com aulas expositivas nos locais de produção, onde alunos receberam informações valiosas sobre o cultivo e processamento dos alimentos.

Sabor nas Montanhas
Sabor nas Montanhas ( laticínios); Cultivo de hortaliças sem agrotóxicos.

De acordo com Fernanda Cassa “ é fundamenta ao alunos ter conhecimento da origem dos produtos que vão a mesa, permitindo o desenvolvimento crítico sobre a escolha de produtos de qualidade, exercitando a criatividade e o aprimoramento técnico”.

Professoras
Izabel Souza (Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gastronomia, Faculdade Novo Milênio); Cacilda Lorenção ( produtores de Socol em Venda Nova do Imigrante); Fernanda Cassa ( Professora de Teoria e Técnica em Gastronomia, Faculdade Novo Milênio).

As informações recolhidas pelos alunos durante a visita técnica servirão como base para trabalhos desenvolvidos ao longo do curso. Os alunos também degustaram vários produtos, trocando informações e ampliando contatos profissionais. Outros eventos semelhantes já estão sendo programados.

A Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Novo Milênio, Izabel Souza ressaltou que visitas assim despertam no aluno de gastronomia, a curiosidade na busca do Saber Científico “ são momentos culturalmente muito ricos, nosso aluno desperta para a história, tradições e saberes que formaram a identidade do povo capixaba. Assim valorizamos o trabalho desses futuros profissionais da Gastronomia, instigamos a que eles vejam além das panelas e busquem o conhecimento científico”.