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Alunas bolsistas da Faculdade, publicam artigo em Revista de Educação do Programa de Pós-graduação da Universidde Estadual Paulista

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração desenvolveu no segundo semestre de 2015 uma pesquisa que visou compreender a importância do ENADE para profissionais de recrutamento e seleção. Esta foi coordenada pelo professor Dr. Cristiano das Neves Bodart com a participação das bolsistas Kamille Ramos Torres e Luana Guasti, aluna e ex-aluna do curso de Administração e de Tecnologia de Recursos
Humanos
, respectivamente. 

A pesquisa foi publicada no v.8, nº1 da Revista Camine, periódico científico de educação vinculado ao Grupo de Pesquisa "Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil" e ao Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp - Campus de Franca e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de
Ciências e Letras da Unesp - Campus de Araraquara. Sobre a pesquisa
: A pesquisa teve por objetivo trazer ao debate a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para os graduandos, mais especificamente identificar se esse exame é considerado no momento de contratação de pessoal e se sua utilização deveria ser ampliada. Para tanto, buscou-se identificar e apresentar a perspectiva de profissionais que atuam diretamente no processo de recrutamento e seleção, o que foi feito a partir de um questionário online aplicado a cinquenta e sete (57) profissionais.

Constatou-se que uma parcela significativa dos selecionadores já vem observando o desempenho das Instituições de Ensino Superior e de seus cursos de graduação por meio do exame nacional e utilizando-o como informação a ser considerado
na tomada de decisão no processo de seleção de novos contratados.

A maioria dos respondentes dessa pesquisa é favorável à criação de um ranking oficial de fácil acesso para que o exame seja ainda mais incorporado no processo de seleção de profissionais graduados e que o bom desempenho no exame pode significar benefícios ao Governo, a Instituições de Educação Superior (IES), aos estudantes e aos futuros estudantes. 

O artigo pode ser acessado no link:

http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1648