PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Aluno e Professor do curso de Administração tem sua Pesquisa publicado em revista científica

A pesquisa intitulada “Cooperativismo agropecuário: a percepção de cooperados em relação aos seus negócios” desenvolvido por Wilber Pereira Sobreiro, aluno do curso de Administração sob a coordenação do professor Dr. Cristiano das Neves Bodart, foi publicada na revista científica “Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas”, que está em seu 16º número. O periódico visa a divulgação da produção científica ao nível de graduação e pós-graduação sendo gerida pelo CENSA-Campos/RJ.

A pesquisa abordou o cooperativismo agropecuário tendo por objetivo identificar e analisar a percepção de cooperados em relação ao auxílio do cooperativismo em seus negócios. Para tanto, foi tomado como objeto de estudo a “Cooperativa Agropecuária Centro Serrana” (COOPEAVI), cooperativa rural capixaba situada em Santa Maria de Jetibá-ES. A princípio foi realizado uma breve revisão de literatura a fim de destacar o histórico do cooperativismo, bem como suas potencialidades. Para a operacionalização do estudo de caso foram realizadas entrevistas com diretores, presidente e associados da referida cooperativa.

Em síntese, os autores da pesquisa identificaram que há, entre os cooperados, uma satisfação com os resultados de seus negócios e que essa prática afeta positivamente suas percepções em torno da responsabilidade social e ambiental e, por tanto, uma modalidade de empreendimento que merece atenção e investimentos.

A publicação de mais essa pesquisa desenvolvida por nossos alunos e professores indica que a qualidade do conhecimento produzido vem sendo reconhecida por outras instituições superiores de ensino.

Para o Coordenador do Curso de Administração, Profº Cassiano Pessanha, a experiência do Núcleo de Estudos e Pesquisas com participação efetiva dos alunos e professores tem sido um marco que tem promovido e dado visibilidade a estudos reconhecidamente notado por diversas Instituições.

O artigo pode ser lido em: http://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/970