PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera do ProUni 2016/2.

Os estudantes pré-selecionados na Lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) terão os dias 18 e 19 de julho para comprovar, as informações prestadas no momento da inscrição.

O atendimento na Faculdade será por ordem de chegada das 9:00 às 11h e de 13:30 às 18h, o local para apresentação dos documentos fica anexo a recepção da Faculdade. 

Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente reprovado.

DOCUMENTOS DO CANDIDATO A BOLSA DO PROUNI E GRUPO FAMILIAR

TRAZER CÓPIAS E ORIGINAIS

1. COMPROVAÇÃO DE CONCLUSÃO DE TODO ENSINO MÉDIO (ESTE ITEM É SOMENTE CANDIDATO):

  • Histórico Escolar (cópia frente e verso) ou;
  • Declaração escolar (Declaração escolar: emitida pela escola pública na qual o candidato concluiu o ensino médio, com assinatura original do diretor(a), contendo o(s) nome(s) da(s) escola(s) pública(s) na(s) qual(is) o candidato cursou e concluiu o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. NÃO PODE SER CÓPIA SIMPLES) ou;
  • Certificado de conclusão com base no resultado do ENEM (Certificado de conclusão: com base no resultado do ENEM emitido pela SEDU/ES: cópia, frente e verso, ou;
  • Certificação de competência do Ensino de Jovens e Adultos – EJA realizados pelo sistema estadual de ensino (Certificação de competência do Ensino de Jovens e Adultos – EJA, emitida pelo Sistema Estadual de Ensino: cópia frente e verso, especificando todas as séries cursadas.)

CANDIDATO E GRUPO FAMILIAR

1. COMPROVAÇÃO DE ESTADO CIVIL, (CÓPIA QUE SERÁ AUTENTICADA PELA FACULDADE)

  • Certidão de nascimento (para solteiro(a)) ou;
  • Certidão de Casamento (para casado(a), separado(a) judicialmente e divorciado(a), constando certidão de averbação. Caso o candidato não seja separado judicialmente, deverá enviar declaração datada, assinada e reconhecido firma em cartório, relatando a situação familiar atual) ou;
  • Contrato de União Estável (contrato de União Estável, devidamente registrado em cartório)

2. IDENTIFICAÇÃO, (CÓPIA QUE SERÁ AUTENTICADA PELA FACULDADE)

  • Carteira de Identidade ou;
  • Carteira Nacional de Habilitação (novo modelo, no prazo de validade) ou;
  • Carteira Funcional (emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto) ou;
  • Identidade Militar (expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes) ou;
  • RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou;
  • Passaporte (emitido no Brasil) ou;
  • CTPS (Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS).

3. UMAS DAS OPÇÕES DE COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ABAIXO, (CÓPIA QUE SERÁ AUTENTICADA PELA FACULDADE)

Água, gás, Luz, telefone fixo ou móvel ou outros válidos (declaração proprietário do imóvel, contrato de aluguel, IPTU, fatura cartão crédito)

4. DECLARAÇÃO RACIAL

Declaração do candidato que tenha declarado ser de raça negra ou afrodescendente

5. Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física: IRPF completa com Recibo de entrega de todos os integrantes do grupo familiar, para os que não declaram, fazer a consulta da restituição no site da Receita Federal:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/Consrest/Atual.app/paginas/index.asp

6. Carteira de Trabalho* - páginas: Foto, Identificação Civil e Contrato de Trabalho (última folha preenchida com a seguinte em branco)

ESCLARECIMENTOS SOBRE A RENDA DO CANDIDARTO E GRUPO FAMILIAR

Todas rendas consideradas são as brutas. Portanto, renda familiar bruta é a soma de todos os rendimentos auferidos por todos os membros do grupo familiar, renda está composta do valor bruto de salários, proventos, gratificações eventuais ou não, gratificações por cargo de chefia, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio (ex.: aluguéis de bens móveis, imóveis e equipamentos), e quaisquer outros, de todos os membros do grupo familiar, incluindo o candidato.

  • descontos: o único desconto autorizado é a pensão alimentícia paga por alguém do grupo familiar. Neste caso, cópia da sentença que define esta pensão deve ser apresentada ou Declaração Pública firmada entre as partes.

COMPROVAÇÃO DOS RENDIMENTOS

Para comprovação da renda devem ser apresentados documentos conforme o tipo de atividade, para cada atividade existe uma ou mais possibilidades de comprovação de renda:

  • Assalariados: Os três (3) últimos contracheques, no caso de comissões ou horas extras, apresentar os seis (6) últimos contracheques; Carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica; Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis (6) últimos meses.
  • Atividade Rural: Declaração de Imposto de renda Pessoa Jurídica - IRPJ, quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso; Notas fiscais do último ano do Bloco do Produtor Rural.
  • Aposentados e Pensionistas: Três últimos comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão, pelo menos. Extrato de pagamento do último mês emitido pela Internet no endereço eletrônico: http://www.mpas.gov.br
  • Autônomos/Profissionais liberais: Quaisquer declarações tributárias referentes à pessoa jurídica vinculada ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso; Guias de recolhimento ao INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada, Decore - Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, emitida por um contabilista.
  • Sócios e Dirigentes de Empresas: Três últimos contracheques de remuneração mensal (Pro Labore); Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ, quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso; Contrato Social e última alteração.
  • Rendimentos Aluguel/Arrendamento de Bens Móveis e Imóveis: Contrato de Locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimento.

Observação:

1. A Coordenação do ProUni na Faculdade poderá, a seu critério, exigir a apresentação de documentos originais e outros que julgar necessários;

2. Declarações que necessitam ter firma reconhecida em cartório, quando tratar-se de menor de idade, o documento deverá ser assinado pelo responsável legal.

Telefone de contato: 3399-5570 Áurea ou Cida