PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Alunos do curso de Tecnologia em Recursos Humanos participaram de visita técnica ao Núcleo de Competências em Química do Petróleo da UFES

Estudantes do 4º período de Tecnologia em Recursos Humanos acompanhados da professora Patrícia Bourguignon Soares, da Faculdade Novo Milênio em Vila Velha/ES, visitaram às dependências do Núcleo de Competências em Química do Petróleo, da Universidade Federal do Espírito Santo (NCQP/UFES), no campus de Goiabeiras, em Vitória, no dia 20 de outubro no período de 15 às 17 horas. Os alunos foram recepcionados pelo Coordenador do NCQP, Professor Doutor Eustáquio Vinicius de Castro, que ministrou a palestra: “Os Recursos Humanos em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento”. 

O objetivo da visita foi conhecer “in loco" os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) desenvolvidos em parceria entre o Núcleo de Competência em Química do Petróleo (NCQP) em parceria com empresas da cadeia produtiva do Petróleo, Gás Natural, Biocombustível, levados a efeito no contexto do modelo estratégico entre a “Universidade X Empresa”. Além de os alunos conhecerem as metodologias científicas utilizadas no desenvolvimento de novas tecnologias junto à cadeia de Petróleo e Gás, assim como em novas áreas, tais como: entorpecentes e balística através da parceria entre o NCQP e a Polícia Civil; cosméticos; alimentos, entre outros.

Ademais, foi possível, também, verificarem o funcionamento dos equipamentos nos diversos laboratórios e sua inter-relação com os sistemas de segurança, saúde e meio ambiente. Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de verificar como são gerenciados os projetos pelo NCQP, do início ao fim, tanto na área técnica como na formação e capacitação de recursos humanos específicos, considerando a especificidade dos assuntos estudados. Conheceram como se dá à inserção do profissional de Recursos Humanos neste segmento.

Para o aluno Luiz Alexandre Moraes Pinto, “a visita técnica foi muito importante para associação da teria com a prática. Foi possível verificar como é realizado a gestão de projetos, sua execução e etapas a serem seguidas. Um outro fato importante, segundo Alexandre, está relacionado diretamente à formação e capacitação de recursos humanos em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), devido sua complexidade e especificidade”.

A professora Patrícia Bourguignon Soares, que ministra a disciplina Gestão em Projetos em Recursos Humanos para alunos do 4º período, participou ativamente do evento, discorrendo sobre a complexidade da gestão destes tipos de projetos e as soluções adotadas pelos gestores para que o mesmo ocorra sem interrupções.