PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

A Lituânia desconhecida é tema de exposição fotográfica na Faculdade Novo Milênio

Um olhar muito sensível sobre a Lituânia inexplorada está presente na exposição fotográfica instalada na Biblioteca da Faculdade Novo Milênio.
Viabilizada pelo Polo Arte na Escola / FNM, sob a coordenação da professora Maria da Penha Fonseca, a exposição “Unseen Lithuania” traz fotografias aéreas da região, feitas pelo fotógrafo, editor e documentarista lituano, Marius Jovaiša. Em 2009, em homenagem aos mil anos do nome Lituânia, ele publicou um livro com as fotografias, que hoje percorrem o mundo. Entre as imagens, castelos lembrando antigos heróis, um fio de terra estreita entre o Lago de Curlândia e o Mar Báltico, rios sinuosos e ilhas do lago, cidades na borda da água e históricas igrejas.

Sobre o país
A Lituânia, oficialmente República da Lituânia, é uma das três repúblicas bálticas. Sua capital é a cidade de Vilnius, no leste do país. Outras cidades importantes são Kaunas e Klaipėda. É um dos países-membros da União Europeia (UE) e possui cerca de 3 milhões de habitantes.
Mencionada pela primeira vez na literatura em 14 de fevereiro de 1009, a Lituânia cresceu até se tornar uma nação relevante na Idade Média.
Já integrou a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sendo o primeiro país a se desvincular do grupo, com independência conquistada em 1991.

Arte na Escola
O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. Tem como premissa que a Arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando a auto expressão e à criatividade.
Na FNM, o Polo é uma parceria de projeto de extensão do Curso de Pedagogia desde 2013/2, fruto de um convênio entre a Faculdade Novo Milênio/ES e o Instituto Arte na Escola/SP.