PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Alunos de Pedagogia assistem ao espetáculo "Gigantea"

No dia 20/10/2016, setenta alunos de Pedagogia que estão cursando a disciplina Arte na Educação (2º Período e adaptação) participaram de uma aula bem diferente das que estão acostumados no dia a dia do curso. Foram ao Centro Cultural do SESC Glória, no Centro de Vitória, para assistir ao espetáculo "Gigantea", um teatro de bonecos gigantes, da Cia Les Trois Cles, do Rio de Janeiro.


De acordo com a Professora Maria da Penha Fonseca, a aula de campo é uma atividade da disciplina Arte na Educação, que aborda as linguagens das Artes Visuais, Artes Cênicas (teatro, dança e circo) e Música. Considerando que não há uma cultura de frequência aos espaços próprios das artes, ao trabalhar com as linguagens artísticas é preciso ir além da teoria, é preciso também possibilitar aos alunos a experiência e vivência, indo até aos espaços artísticos culturais. No mês de setembro visitamos a Exposição "Constelações", de Hilal Sami Hilal, no Palácio Anchieta, agora fomos ao teatro e esperamos no próximo mês assistirmos a um Concerto Musical.


Para muitos alunos da turma esta foi a primeira vez que foram à um Teatro assistir um espetáculo cênico. Outros há anos não iam ao teatro.
"Foi a primeira vez que estive em um teatro, a experiência foi maravilhosa. Fiquei fascinada com tamanha beleza e criatividade. [...] Sem dúvidas a arte tem o poder de transformar o mais simples detalhe em um grande espetáculo, [...] A arte tem um poder mágico, que encanta e desperta o imaginário do ser pensante". Patrícia Gomes Figueredo


"Quando se fala em teatro sem a experiência de ir a ele, temos uma visão monótona e sem graça do que uma peça teatral. Essa era a minha percepção antes de ir ao teatro e assistir a peça teatral Gigantea" Solange Lopes Costa

GIGANTEA - O espetáculo se passa em uma região desértica de um país imaginário. Um menino Makou, que vive com a mãe, sai em busca de água todos os dias.


Ele é sequestrado por um tirano, líder de um exército de seres híbridos, homens bestas, que o recrutam à força e o transformam em um menino soldado. A inocência o abandona mas, em sonho, ele procura reconquistar a infância e reencontrar A Gigantea, a raiz que fornece água, o ouro azul.