PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Pesquisa proporciona experiência e vivência na arte para alunos de Ensino Fundamental

Pesquisa de "Investigação Didática" realizada pela coordenadora do Polo Arte na Escola Maria da Penha Fonseca e professora de Arte Renata Lucia Gama de Assis, regente na Unidade de Ensino Municipal Dr Tuffy Nader propiciaram aos alunos das três turmas de 5º ano do Ensino Fundamental a experiência e vivência na Arte e Identidade Cultural da Barra do Jucu.

A pesquisa em andamento é financiada pelo Edital 2016, do Instituto Arte na Escola, que aprovou três projetos inscritos pelos Polos Regionais: Vila Velha/ES, Criciúma/SC e Londrina/PR.
De acordo com Maria da Penha, a pesquisa teve início em abril deste ano e desde então os alunos tem participado de atividades que envolveram observações, debates e desenhos de memória, observação e criação do entorno da escola, registros fotográfico e agora a intervenção urbana no muro da escola, com a pintura de seis painéis com resultados das produções dos alunos. Cada painel tem uma proporção aproximada de 240 x 340 cm.

Durante o estudo os alunos participaram de atividades individuais e coletivas, estudaram a arte local, nacional e internacional estabelecendo relações das manifestações culturais populares e a arte contemporânea.
Para a pintura dos painéis, participam junto com as pesquisadoras alguns graduandos do Curso de Pedagogia junto aos alunos envolvidos na pesquisa, assim como os demais que estão em sala de aula.

O Polo Arte na Escola é um projeto de extensão universitária do Curso de Pedagogia/Faculdade Novo Milênio que tem como objetivo a assessoria ao Ensino de Arte na Educação Básica, especialmente na rede pública de ensino. No acervo do polo há materiais específicos da Arte para empréstimos aos professores de Arte, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tais como 170 títulos de documentários de arte contemporânea brasileira, livros, catálogos, materiais educativos e pinacoteca.

Polo Arte na Escola/Faculdade Novo Milênio
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, de 16h as 18h30
E-mail: poloartenaescola.fnm@gmail.com