PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Alunos do Curso de Administração, Tecnologia em Recursos Humanos e Direito participaram de visita técnica à Associação GOLD

Estudantes do primeiro período de Tecnologia em Recursos Humanos, 4º período de Administração e primeiro período em Direito, acompanhados do professor Elberth de Oliveira Bertoli, da Faculdade Novo Milênio em Vila Velha/ES, visitaram a associação GOLD (Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade), situada em Vitória/ES, no dia 03 de junho, no período de 8 às 12 horas. Os alunos foram recepcionados pela presidente da associação, Deborah Sabará, que nos apresentou o local onde funciona a ONG.

Também estavam presentes as educadoras Maria José, Raysla Ferreira, e Elizabeth Luciana, e também o educador vinculador Rafael Benedito, todos trabalham na ONG visitada. O objetivo da visita foi ter um diálogo sobre gênero, além de temas como preconceito e discriminação das transexuais e travestis no mercado de trabalho e violência de gênero.

Num primeiro momento foi mostrada a história da Associação GOLD, cuja existência já contabiliza dez anos, e como ela surgiu na cena capixaba de Organizações Não Governamentais. Falou das inúmeras premiações recebidas pela instituição e como é feito o trabalho em parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal, através de editais. Atualmente, a GOLD possui alguns trabalhos educativos como o “Papo Reto” e “Trans em Ação”.

O projeto Papo Reto é um trabalho realizado pela ONG junto a jovens privados de liberdade, onde os temas abordados são IST (Infecção Sexualmente Transmissíveis) e AIDS. De maneira bem didática, os adolescentes e jovens são inseridos no conhecimento ao combate de IST. Já o trabalho “Trans em Ação”, tem como “principal objetivo contribuir para a minimização da violência, redução dos estigmas das quais as travestis e transexuais se tornam vítimas constantemente e também contribuir para uma maior aproximação com o poder público, para que juntos sejam desenvolvidas ações de enfrentamento à violência e a discriminação”.

Uma vez que estavam presentes alunos do curso de Administração, Tecnologia em Recursos Humanos e bacharel em Direito, todos da Faculdade Novo Milênio, foram abordados temas como: discriminação e violência contra transexuais e travestis; a falta de interesse empresarial no acolhimento a elas no mercado de trabalho; as dificuldades encontradas para uma formação que possa inseri-las no mercado de trabalho e conhecimento de seus direitos enquanto cidadãs.

Essa visita, muito mais que técnica, trata de um olhar que a Faculdade Novo Milênio procura desenvolver em seus alunos, buscando em uma educação “humanizadora”, a capacidade de trabalhar com pessoas em sua diversidade. Num mundo cercado por tantas formas de exclusão, inserir profissionais no mercado de trabalho com uma visão ampla da diversidade de gênero, faz com que muitos conflitos sejam amenizados, a sociedade só tem a ganhar com profissionais com tal formação acadêmica. A Faculdade agradece a acolhida da Associação GOLD e parabeniza pelo desempenho das atividades em nosso Estado.

Para conhecer a Associação GOLD, basta acessar a página no Facebook: www.facebook.com/associacaogold/