PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Revista FOCO está recebendo artigos com o tema "Gestão de Defesa: contribuições das Ciências Sociais Aplicadas"

 Por Profº Dr. Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon (ECEME)

A revista FOCO está recebendo artigos com o tema "Gestão de Defesa: contribuições das Ciências Sociais Aplicadas".

Os artigos submetidos entre 14 de Outubro de 2017 a 02 de Abril de 2018, serão considerados para a publicação na edição Jan./Jun., com previsão de ser lançada em Julho de 2018.

Já os artigos submetidos no período de 03 de Abril de 2018 a 15 de Outubro de 2018, serão considerados para a publicação na edição Jul./Dez., com previsão de ser lançada em Janeiro de 2018.

A presente chamada de artigos tem por finalidade ampliar o debate sobre a Defesa Nacional, adjetivando a discussão a partir da perspectiva da Administração e das demais áreas das Ciências Sociais Aplicadas (Economia, Direito, etc.).

No contexto desta chamada entende-se a Gestão de Defesa tanto como uma subárea da Administração Pública quanto como um subcampo dos Estudos de Defesa. Significa dizer que são bem-vindas comunicações que se proponham a discutir os esforços públicos e privados associados à atividade de Defesa Nacional, sob a perspectiva das políticas públicas, da gestão setorial de Defesa e da gestão organizacional no âmbito das Forças Armadas.

São aderentes à presente chamada pesquisas, estudos e reflexões acerca da implementação e avaliação das políticas e estratégias associadas à Defesa, o que inclui o conjunto de atividades associadas à gestão pública e privada, setorial e organizacional, em suas dimensões administrativa, econômica, científico-tecnológica, dentre outras.

Pretende-se que os artigos acolhidos na presente chamada se apoiem, em perspectiva própria ou sob visão interdisciplinar, no referencial disponibilizado pela teoria institucional, teoria organizacional, teoria econômica, administração pública, estratégia, liderança, logística, dentre outras perspectivas disciplinares.

Estima-se como relevante os seguintes assuntos: Administração Militar, Administração Estratégica, Gestão de Pessoal, Gestão de Operações, Logística de Defesa, Gestão de Produtos de Defesa, Gestão de Empresas de Defesa, Projeto de Força, Mobilização Militar, Economia de Defesa, Indústria de Defesa, Aquisições de Defesa, Contratos de Defesa, Inovação em Defesa, Pesquisa & Desenvolvimento em Defesa, Gestão financeira & Defesa, etc. Não há aqui nenhuma pretensão de propor um rol limitado de abordagens, e sim a intenção de exemplificar algumas das abordagens possíveis para o assunto.

De acordo com o editor chefe da Revista FOCO, Profº MSc. Cassiano Pessanha, parte desta edição terá esta grande contribuição que aprovada pelo Conselho Editorial teve como Co-editor responsável o Profº Dr. Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM) / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).