PORTAL DO ALUNO / PROFESSOR

Alunos de Eng. de Petróleo fazem visita à ECOMP (Estação de Compressão de Gás de Piúma)

No último dia 29 de setembro, os alunos do curso Engenharia de Petróleo da Faculdade Novo Milênio, acompanhados pela Profª. Marcela de Morais da Silva e pelo Profº Coordenador Alexandre Carvalho de Souza, participaram de visita técnica à ECOMP (Estação de Compressão de Gás de Piúma).

Durante o transporte pelo gasoduto, o gás natural sofre uma perda natural de pressão. Posicionadas ao longo da malha, as Estações de Compressão (Ecomps) têm como função recomprimir o gás, elevando a pressão até próximo do limite máximo suportado pelo duto. Dessa forma, ampliam a capacidade de movimentação do produto, aumentando a vazão e otimizando a utilização da capacidade instalada do gasoduto.

A Estação de Compressão é parte integrante da cadeia logística de gás natural formada pelo GASENE (Gasoduto Sudeste Nordeste) que interliga a região sudeste e nordeste do país, permitindo escoamento de gás por todo litoral brasileiro. Com esta malha é possível transportar Gás natural da Bolívia até Fortaleza no Ceará.

Os alunos foram recepcionados e orientados durante a visita pelo Supervisor de Manutenção: Elias Alves Franklin Aguiar e pelo Engº de Terminais e Dutos Gildásio Ferreira dos Santos.

A Profª. Marcela de Morais da Silva, que ministra a disciplina de segurança do trabalho destacou a importância da visita para os alunos: “A visita técnica permitiu a identificação dos processos práticos associados a teoria ministrada em sala”.

Para o Coordenador dos Cursos de Engenharia de Petróleo, Profº Alexandre Carvalho de Souza, “a visita técnica contribuiu efetivamente para a formação dos alunos, sendo esta parte integrante dos projetos acadêmicos desenvolvidos durante o curso”.