NOVO EAD | ACESSAR PÁGINA DO CENTRO TÉCNICO | ACESSAR WEBGIZ   

A revista FOCO em 2017 acumulou mudanças significativas

a) Alcançou o qualis B4;
b) Passou a ser indexada no Gale Cengage Learning, DOAJ Directory e Public Knowledge Project (PKP);
c) Inclusão de novos membros no conselho editorial; e
d) Inclusão de avaliadores experientes.

Dessa forma, é com grande satisfação que apresentamos a primeira edição da revista FOCO de 2018. Nessa edição, o leitor encontrará 09 (nove) artigos e 01 (uma) entrevista. A seção ARTIGOS tem início com o artigo de autoria de Elimar Veloso Conceição, mestrando pelo Programa de Pós- Graduação em Administração pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); David Ferreira Lopes Santos, professor assistente doutor na UNESP, junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da Faculdade de Ciências Agrárias Veterinárias em Jaboticabal e; Ana Claudia Fernandes Terence, professora assistente doutora na UNESP, junto ao Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, intitulado: “Efeito da estratégia de diversificação no valor da empresa: uma revisão sistemática da literatura”.

No artigo os autores buscaram analisar os resultados das primeiras pesquisas acadêmicas nesse tema “[...] avalia-se o efeito da diversificação evidenciada na literatura na expectativa de oferecer um framework capaz de aumentar a compreensão da controversa relação entre diversificação e criação de valor”.

No segundo artigo, a graduada em Ciências Contábeis pela UFRN, Rayane Kaline Silva de Medeiros e o doutor em Ciências Contábeis e professor adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maurício Corrêa da Silva, procuraram elaborar um ranking
de desempenho dos governos dos Estados e do Distrito Federal na alocação dos recursos financeiros por meio da execução orçamentária da despesa nas funções de infraestrutura, no período de 2012 a 2015, utilizando no artigo “Execução Orçamentária das funções de infraestrutura: ranking de desempenho dos Estados e o Distrito Federal (2012-2015)” o método- empírico- analítico com a utilização da técnica da Análise de Componentes Principais (ACP) para avaliar a eficiência alocativa dos recursos.

O terceiro artigo dessa seção, intitulado “Cooperação entre Universidade e Receita Federal: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)” se propôs analisar o “[...] atendimento ao contribuinte de baixa renda de forma gratuita e promover educação fiscal à comunidade”.

Seus autores são Márcia Marcondes Diniz Freitas, mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Ardinete Rover, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Ivonez Xavier de Almeida, mestranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Chapecó e; Ricardo de Deus e Silva, acadêmico da 9a fase de Ciências Contábeis pela Unoesc.

De autoria de Rafael Ademir Oliveira de Andrade que é Sociólogo, Pedagogo e mestre em Educação, além de ser professor do Centro Universitário São Lucas, em conjunto com Marcelo Augusto Mendes Barbosa que é Administrador, Sociólogo e também, professor no Centro Universitário São Lucas.

No artigo intitulado “Identidade, mercado e imigração de Haitianos na cidade de Porto Velho”, quarto desta seção, os autores tiveram por objetivo analisar a construção da identidade para o mercado de imigrantes haitianos em Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil. Sob o título “A comercialização de revestimentos cerâmicos na América Latina”, o quinto artigo dessa seção buscou analisar a percepção das empresas importadoras da América do Sul perante a comercialização de revestimentos cerâmicos com o Brasil, Itália, Espanha e
China.

Para isso, os autores Kleber Oliveira, graduado em Administração pela Universidade
do Extremo Sul Catarinense (Unesc); Julio Cesar Zilli, mestre em Desenvolvimento Socioeconômico e professor na Unesc; Adriana Carvalho Pinto Vieira, doutora em Desenvolvimento Econômico e professora na Unesc e; Debora Volpato, mestranda em Desenvolvimento Socioeconômico pela Unesc, utilizaram como instrumento de coleta de
dados um questionário enviado a 27 empresas.

O sexto artigo dessa seção é de autoria de Jean Marcos da Silva, mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e de; Antônio Aguiar de Sousa, Levi Brito Costa e Eber Aguiar da Silva, bacharéis em Ciências Contábeis pela UNIR. Esse artigo, sob o título de: “Nível empreendedor do Camelódromo de Porto Velho - Rondônia: percepção de Trabalhadores por Conta Própria – TCP” teve por objetivo identificar o nível empreendedor dos Trabalhadores por Conta Própria – TCPs do Camelódromo de Porto Velho – RO, a partir da percepção destes TCPs.

No sétimo artigo dessa seção, intitulado “Análise da satisfação dos docentes da UESPI à luz da Teoria de Herzberg”, o autor David Stanhy de Carvalho Silva, mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará e professor assistente na Universidade Federal do Piauí, objetivou “[...] investigar a satisfação no trabalho de docentes da Universidade Estadual do Piauí – Campus Rio Marataoan, situada no município de Barras através da análise dos fatores motivacionais e higiênicos apresentados na teoria de Herzberg, e complementarmente o levantamento do perfil dos docentes pesquisados”.

De autoria de Waldir Colli, especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de; Priscilla Borgonhoni Chagas, professora adjunta do Departamento de Administração da UEM e doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), o artigo “Representações Sociais dos estudantes de Administração sobre o ensino universitário: estudo em uma Universidade Pública de Paranavaí”, é o oitavo dessa seção.

Nesse artigo, os autores buscaram compreender “[...] as representações sociais dos estudantes universitários do primeiro e do último ano de Administração sobre o Ensino Superior, em uma Universidade Estadual em Paranavaí, no Estado do Paraná”.

E por fim, o nono e último artigo dessa seção, de autoria de Natália Contesini Santos, doutoranda em Administração pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Nesse, artigo intitulado “A avaliação de resultados em Comunicação Interna: desafios e modelos de avaliação aplicáveis” a autora buscou “[...] identificar modelos para avaliação de Comunicação Interna, a partir da discussão sobre a dificuldade de avaliar seus resultados”.

A última seção dessa edição é destinada a uma ENTREVISTA concedida pelo doutor em Engenharia da Produção pela PUC–RJ, Adriano Siqueira Pylro. A entrevista foi conduzida por Rafael D’Andréa, mestre em Engenharia Civil com ênfase em Logística pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e professor na Faculdade Novo Milênio (FNM).

Esperamos que mais essa edição possa colaborar para o desenvolvimento científico e acadêmico dos leitores e pesquisadores.

O número está disponível em http://www.revistafocoadm.org/index.php/foco/issue/view/23

Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

Cassiano Pessanha - Editor Chefe da Revista FOCO



 IMPRIMIR NOTÍCIA

Indique esta Notícia


Digite abaixo o nome e e-mail da pessoa que irá receber esta notícia

 NOME

 E-MAIL


Outras notícias

Parceiros