Professora de Pedagogia participa do INSEA 2018 no Chile

A professora Maria da Penha Fonseca, do Curso de Pedagogia, Faculdade Novo Milenio participou do Congresso Regional Latino Americano INSEA 2018: Cartografias de la Educación Artística y la Multiculturalidad Visual, de 25 a 27/07/2018, realizado em Santiago do Chile.
O evento tem como objetivo estimular a discussão sobre pesquisas e experiências em educação artística no contexto latino-americano, considerando as tradições, as raízes e as identidades locais e regionais. Além de promover o encontro e o diálogo com representantes de diferentes países.

A professora apresentou no evento a pesquisa que está em andamento durante este ano de 2018, sob o título: A Formação Continuada do Professor de Arte na Pesquisa Didática. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, na qual participam a coordenação do Polo FNM/Rede Arte na escola, professores de Arte de diferentes Sistemas de Ensino e bolsistas do Curso de Pedagogia.
A investigação da prática docente visa investigar a própria prática profissional, planejamento curricular e avaliação, buscando superar os desafios do dia a dia da sala de aula.

A pesquisa envolve dois grupos, sendo um sob a coordenação da professora pesquisadora Hendy Anna Oliveira Gomes, na EEEFM Professor Geraldo Costa Alves, no bairro Boa Vista, junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, durante as aulas da disciplina Arte, desenvolvendo o projeto “Paisagem Sonora: sons por todos os lados”. Neste contexto, bolsistas do Curso de Pedagogia tem a atribuição dos registros sobre o processo de ensino e aprendizagem. O outro grupo, composto pelas professoras do curso de Pedagogia Maria da Penha Fonseca e Renata Ferrari, professores de Arte na Educação Básica e professora-pesquisadora Hendy Anna, se reúne quinzenalmente, na Faculdade Novo Milênio para estudar, refletir sobre a ação prática, apreciar e avaliar as produções e os resultados apresentados pelos alunos.

Neste processo, o professor descreve sua prática docente de forma detalhada, justificando sua (s) escolhas, o que o leva ao distanciamento das ações, estimulando a descoberta das razões relativas às escolhas feitas no decorrer da proposta. Na reflexão da ação pedagógica busca-se responder questões como: O que me leva a agir desse modo? O que motiva a realizar essas ações? Qual o sentido dessas ações para a aprendizagem de meu aluno? De onde procedem historicamente as ideias incorporadas na prática de ensino? Qual ou quais referenciais teóricas são utilizados? Por que os utilizo?

As respostas as questões acima, permitem refletir sobre o significado das escolhas feitas e descobrir se os conhecimentos utilizados são espontâneos ou sistematizados, explícitos ou não. Além de oportunizar a discussão sobre conceitos necessários para a condução do processo de ensino aprendizagem.

 



 IMPRIMIR NOTÍCIA

Indique esta Notícia


Digite abaixo o nome e e-mail da pessoa que irá receber esta notícia

 NOME

 E-MAIL


Outras notícias