Novo Milênio tem a primeira palestra da organização TETO no Espírito Santo

No dia 10/08 a Faculdade Novo Milênio cedeu seu auditório para a primeira apresentação da organização TETO no Espírito Santo. A TETO é uma organização internacional, com sede em 19 países da América Latina e Caribe e atua há 10 anos no Brasil pela defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e vulneráveis em centros urbanos, engajando moradores e moradoras das comunidades e mobilizando voluntários e voluntárias, para trabalharem juntos na construção de uma sociedade integrada.

A TETO desenvolveu uma metodologia de trabalho que busca fortalecer as capacidades comunitárias de identidade, organização, autogestão e trabalho em rede, através de um modelo de intervenção contínuo e Programas Sociais que geram soluções concretas de desenvolvimento econômico e social e melhoria das condições de habitat e habitabilidade. A visão da organização é uma sociedade mais justa, igualitária, integrada e sem pobreza, em que todas as pessoas possam exercer plenamente seus direitos e deveres e tenham as oportunidades para desenvolver suas capacidades. Para alcançar suas metas, a organização direciona suas ações para o fomento ao desenvolvimento comunitários, promoção de consciência e ação social, incidência em política e desenvolvimento institucional.

 No Brasil há mais de 10 anos, a TETO possui sedes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Agora a organização começa a divulgar seus trabalhos no Espírito Santo, apresentando aos capixabas o Programa de Moradias Emergenciais, na modalidade “Construção em Famílias”.

A Construção de Moradias de Emergência é atividade da instituição que possui maior visibilidade, por se tratar de uma atividade massiva, na qual centenas de voluntários vão para as comunidades onde a TETO atua para construir moradias mais dignas para as pessoas que mais precisam, colocando a mão na massa. As soluções de moradia são emergenciais e construídas com painéis pré-moldados de madeira. Durante todo o final de semana da atividade os voluntários dormem em alojamentos dentro da comunidade (escolas, creches, igrejas, etc.) e constroem uma moradia emergencial com uma família que precisa.

Na Construção em Famílias é possível fechar um grupo de 10 amigos/as para, juntos, construírem um lar mais digno com uma família. Após assinatura do termo de compromisso, a equipe deverá arrecadar o valor de R$ 8.000,00 por meio do canal da organização na plataforma de financiamento coletivo. Esse valor irá financiar a moradia que a equipe irá construir.

Não é necessário ter conhecimento técnico de construção ou experiência na área, já que a organização oferece dois voluntários experientes para orientar o processo construtivo ao longo dos dois dias de atividade. Ao final do evento, a casa é entregue à família em uma cerimônia de inauguração.

Nos próximos dias 24 e 25 de novembro a TETO realizará a última construção do ano no Rio de Janeiro e há planos para uma construção em Campos dos Goytacazes e convida os capixabas a conhecerem o Programa de Moradias Emergenciais e demais trabalhos desenvolvidos, aderindo à Construção em Famílias.

A apresentação na Faculdade Novo Milênio foi feita pela voluntária Ana Paula Meneghetti Coelho, advogada capixaba que mora no Rio e já é voluntária há 4 anos da TETO. A palestra contou com a participação de cerca de 50 alunos dos cursos de Contabilidade, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e outros. Muitos alunos já manifestaram interesse em fechar equipes para construir as moradias propostas.

Para entender melhor a Construção Moradias Emergenciais, assista ao vídeo: TDI SP 2016

Curta nossos canais institucionais :

Site: http://www.teto.org.br

Facebook: TETO Brasil

Youtube: TETO Brasil

Instagram: @teto.br



 IMPRIMIR NOTÍCIA

Indique esta Notícia


Digite abaixo o nome e e-mail da pessoa que irá receber esta notícia

 NOME

 E-MAIL


Outras notícias