SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

O Curso de Pedagogia da Faculdade Novo Milênio iniciou ontem, dia 6/11/2018 o SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: Entre Olhares, Saberes e Reflexões, realizado no Auditório da Instituição, no 5º andar.

Participam do evento graduandos em Pedagogia da FNM e de outras IES localizadas na região da Grande Vitória, Professores do Sistema Público de Ensino, Professores do Curso de Pedagogia e convidados palestrantes que atuam diretamente com a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

A Programação de 06/11 teve início com a apresentação cultural do Coral Infantil da UMEF Coronel Joaquim de Freitas, que cantou a música “Fazendo a Diferença”.

Foi uma noite rica em conhecimentos sobre as “Políticas Públicas de Educação Especial Inclusiva”, na palestra com Daniella Cortes Pereira Borges/Núcleo de Ed. Especial/SEMED, ampliados no relato “O Papel da Equipe Multidisciplinar na Educação Especial Inclusiva” da psicóloga Andrea Gonzaga Lucas/NEE/SEMED VV e nas duas comunicações que refletiram sobre os traços atuais das produções capixabas em pesquisas em Educação Especial e da inclusão escolar no ensino fundamental a partir dos olhares e saberes de uma criança com Síndrome de Down.

O Seminário tem continuidade nas noites de hoje e amanhã com intensa programação visando promover momentos de construção de novos olhares, saberes, trocas e reflexões, o que possibilita tanto aos graduandos quanto aos professores que já exercem a docência a conscientização de seu papel na educação.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

07/11/2018

18h30 – Apresentação Cultural da Banda de Congo Beatos de São Benedito, no Hall do Auditório da FNM/5º andar

19h10 Mesa Redonda: “O atendimento Educacional Especializado no CAP e no NAAHS”

Gildásio Macedo de Oliveira (NAAH/S)

Flávia M. de Luca e Airton Júnior dos Santos (CAP)

20h40 – Comunicações

  • O Ensino de Arte mediado pelos sentidos: Inclusão de um aluno com deficiência visual
  • Reflexões acerca da inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades cotidianas de uma turma do Ensino Fundamental
  • As relações do brincar nas práticas pedagógicas no ensino regular para a criança com transtorno do espectro autista (TEA)

08/11 – Quinta-feira

19h00 – Apresentação Cultural

19h20 Mesa Redonda: “O atendimento Educacional Especializado”

Eliane Telles de Bruim Vieira (CAS/Vitória)

Michel Pedruzzi Mendes Araújo (Pesquisador do GEPEI/UFES)

Dirlam de Oliveira Machado Bravo (Professora AEE)

20h40 – Comunicações

  • Inclusão de uma aluna com transtorno do espectro autista no ensino fundamental
  • Concepções de alunos e docentes acerca da inclusão de sujeitos surdos na escola comum
  • Vivências musicais para crianças autistas

 

 



 IMPRIMIR NOTÍCIA

Indique esta Notícia


Digite abaixo o nome e e-mail da pessoa que irá receber esta notícia

 NOME

 E-MAIL


Outras notícias