ACESSAR PÁGINA DO CENTRO TÉCNICO | ACESSAR WEBGIZ   

Curso de Saúde Coletiva com Ênfase na Saúde da Família

PREVISÃO DE TURMA - FEVEREIRO DE 2018 

JUSTIFICATIVA

O Curso de Pós Graduação em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família responde, por um lado, a demandas da comunidade por capacitação e aperfeiçoamento - sabe-se que entre tantos projetos desenvolvidos pelo Governo Federal a Estratégia Saúde da Família é sem dúvida a proposta mais capaz e eficaz de reformular a atenção básica em nosso país; e, por outro, traduz uma proposta da Faculdade Novo Milênio em constituir-se enquanto espaço de produção e disseminação do conhecimento, contribuindo à qualificação da assistência à saúde e, consequentemente, à melhoria das condições de vida na região.
O campo da saúde coletiva mostra-se como propício para a formulação de um programa permanente em nossa instituição, pois atende demandas expressadas pelos gestores e profissionais da saúde da região.
A Pós-Graduação em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família apresenta-se como mais uma possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão/assistência, devendo garantir um processo de ensino-aprendizagem crítico, reflexivo e criativo, estimulando a realização de projetos de pesquisa e de intervenção sobre a realidade. Outra preocupação desta proposta é a promoção de estratégias e ações de caráter interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial, visando criar rupturas sobre as formas convencionais - focalizadas e fragmentadas - de gerir e de agir em saúde.
Isto exige dos sujeitos envolvidos na implementação da proposta compromisso e empenho na construção e consolidação de um processo ensino-aprendizagem onde o estudante seja ativo e criativo, curioso e propositivo.

PÚBLICO ALVO

Portadores de diploma de curso superior: licenciados e bacharéis na Área da Saúde e outros.

ESTRUTURA CURRICULAR

  1. POLÍTICAS DE SAÚDE E O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO 
  2. ÉTICA E BIOÉTICA 
  3. EPIDEMOLOGIA GERAL 
  4. SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA 
  5. PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIA (APH, DESASTRES E EPIDEMIAS) 
  6. FARMACOLOGIA (USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E TOXICOLOGIA) 
  7. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
  8. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 
  9. SAÚDE E SOCIEDADE/ A FAMÍLIA NO CONTEXTO SOCIAL, ANTROPOLÓGICO E QUESTÕES DE GÊNERO 
  10. GESTÃO, AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA 
  11. PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA
  12. ABORDAGEM GERAL AO CICLO DE VIDA E FERRAMENTAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA 
  13. VISITAS TÉCNICAS*

*Para as visitas técnicas serão emitidos certificados de participação (que enriquecerá o currículo). Para isso, será cobrado uma valor a parte.

CARGA HORÁRIA

470 horas/aula

EMENTAS DO CURSO:

1 - Políticas de Saúde e o Sistema de Saúde Brasileiro

EMENTA: política, saúde e sistemas de saúde: Aspectos conceituais; Políticas sociais; Saúde e proteção social; Evolução da política de saúde no Brasil; O sistema de saúde brasileiro.

2 - Ética e Bioética

EMENTA: Estuda as inter-relações entre a ética, a moral e o direito. Caracteriza a bioética com uma ética inserida na prática em saúde. Expõe conceitos de bioética e apresenta o modelo da complexidade. Faz reflexões sobre dilemas bioéticos. Discute confidencialidade e privacidade. Aborda temas de ética na pesquisa, importância da família, respeito à pessoa. Conduta e ética no trabalho interdisciplinar. Cidadania e sustentabilidade. Estuda a ética em pesquisa com seres humanos e animais e suas legislações (Resolução 466/2012 e Lei Arouca - Lei 11.794/08 e Decreto 6.899/09). Discute a elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Contextualiza a análise de projetos pelos comitês de ética (CEP), Plataforma Brasil.

3- Epidemiologia

Ementa: Estudo introdutório das bases teórico-metodológicas da Epidemiologia, apropriando-se das técnicas de avaliação e intervenção sobre a situação de saúde da população e as práticas realizadas pelos serviços de saúde. Estudos descritivos de mortalidade e morbidade.

4- Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida

EMENTA: A saúde no contexto organizacional. Legislação e normas, higiene, formas de controle de estresse. Hábitos alimentares, atividade física e trabalho. Exercícios físicos e seus benefícios. Ginástica preventiva ou compensatória. Antiginástica. Prática de esportes como atividade lúdica, socialização e promoção da saúde. Ações comunitárias, participação política e motivação. Contextualização atual: ciência e tecnologia. Interações homem e meio ambiente. Preservação e conservação da biodiversidade.

5 - Planejamento e Gerenciamento de Emergência (APH, DESASTRES E EPIDEMIAS)

EMENTA: visa possibilitar ao participante ter uma visão holística das ferramentas e modelos de gestão utilizados nas ações de Redução de Desastre, em nível estratégico, interdisciplinando os Paradigmas da Doutrina Nacional de Defesa Civil com outros conceitos e tecnologias do Sistema Municipal de Defesa Civil, aplicadas às ações de prevenção de desastres naturais e humanos de natureza social, ambiental e biológica. Prevenção de desastres e preparação para emergências e desastres.

6 – Farmacologia – Toxicologia

EMENTA: Aplicação do método farmacológico-clínico à decisão terapêutica, estendendo os conteúdos ministrados na disciplina Farmacologia para a prática clínica, desenvolvendo assim as habilidades e competências necessárias para as atividades relacionadas ao uso racional de medicamentos. Aborda a prevenção e o diagnóstico da intoxicação humana por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou empregadas como medicamentos.

7- Metodologia da Pesquisa Científica

EMENTA: Construção de textos dissertativos, elaboração de trabalhos e escritos científicos, projetos de pesquisa e investigação científica. A natureza da Pesquisa: as abordagens quantitativas, qualitativas. Planejamento da pesquisa: delimitação do problema de pesquisa, métodos e procedimentos de obtenção e análise de dados. Princípios éticos e problemas metodológicos.

8 - Trabalho de Conclusão de Curso

EMENTA: Reflexões sobre o tema artigo; fundamentação teórica e prática. Elaboração do artigo. Apresentação pública de artigo.
DISCIPLINAS/EMENTAS ESPECÍFICAS

9. Saúde e Sociedade / A Família no Contexto Social, Antropológico e Questões de Gênero

Ementa: Modelos conceituais em saúde: modelo biomédico, determinação social da doença e promoção da saúde. A organização social e sua influência no processo saúde-doença. Políticas de saúde e a construção do SUS numa perspectiva histórica. Os modelos de Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família. Desenvolver a produção do conhecimento, sobre o sistema familiar brasileiro na perspectiva do desenvolvimento de recursos humanos qualificados para a pesquisa na área de família e seus aspectos sociais, antropológicos e questões de gênero

10. Gestão, Avaliação e Planejamento na Atenção Básica

Ementa: Os diferentes modelos assistenciais de atenção básica e sua evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e serviços nos sistemas locais de saúde. A estratégia da Saúde da Família como estruturante do SUS. A atenção integral à saúde entre a ESF e os demais níveis de complexidade do SUS. A controvérsia entre focalização versus universalização na saúde na atenção básica. Os mecanismos de financiamento da atenção básica no SUS. Equidade em saúde. Tecnologia e cuidados básicos de saúde. Utilização do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no planejamento e programação local de saúde. A interação do SIAB com os demais sistemas de informação em saúde. Acreditação de serviços básicos de saúde. Avaliação dos processos de trabalho e certificação dos profissionais de saúde na ESF. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde. Evolução histórica do conceito de Planejamento. Importância do planejamento na Atenção Básica. Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico Situacional. Momento Explicativo. Momento Normativo. Momento Estratégico. Momento Tático-Operacional.

11. Processo de Trabalho na Atenção Básica

Ementa: Reflexos da concepção ampliada de saúde no processo de trabalho das equipes de saúde da família e NASF; O trabalho multiprofissional na atenção básica em saúde; Modelos Tecno-Assistenciais e organização do processo de trabalho na atenção básica. Integralidade e Trabalho em Equipe. Políticas de gestão do trabalho em saúde. Articulação entre os níveis de atenção à saúde. Educação permanente na reorientação dos processos de trabalho, Relações de poder e divisão do trabalho. Diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização. Saúde do trabalhador: aspectos históricos, teóricos e metodológicos. Trabalho e qualidade de vida.

12. Abordagem Geral ao Ciclo de Vida e Ferramenta de Saúde da Família

Ementa: Produção do Cuidado Integral à Família. Atenção primária à saúde - proteção específica. Ciclo de vida da família e suas implicações clínicas e terapêuticas. Fatores de risco e proteção à saúde no ambiente familiar. A abordagem da família como unidade de análise e intervenção em saúde:
-Cuidado Integral à Mulher: promoção e proteção específica à saúde da mulher e à saúde reprodutiva, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Gestação, pré-natal, parto, primeiros cuidados à criança, aleitamento materno, planejamento familiar, sexualidade.
-Cuidado Integral à Criança: promoção e proteção específica à saúde da criança, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Imunização, saúde nutricional, violência doméstica, acompanhamento e controle do crescimento e desenvolvimento, saúde escolar, vínculos afetivos e autoestima.
-Cuidado Integral ao Adolescente: promoção e proteção específica à saúde do adolescente, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Sexualidade, prevenção de DST/AIDS, planejamento familiar, violência social, projeto de vida, vínculos afetivos e autoestima, trabalho e saúde.
-Cuidado Integral ao Adulto: promoção e proteção específica à saúde do adulto, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Prevenção de doenças crônico-degenerativas, estilo de vida, sexualidade, violência social, saúde mental, trabalho e saúde.
-Cuidado Integral ao Idoso: promoção e proteção específica à saúde do idoso, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Prevenção de doenças crônico-degenerativas, reabilitação da capacidade funcional comprometida, estilo de vida, sexualidade, violência social, saúde mental, vínculos afetivos e autoestima.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

O curso terá duração de 18 meses com aulas quinzenais aos sábados.

INVESTIMENTO

O investimento para participação no Programa é de 18 parcelas de R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais).

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA - LEGÍVEIS

  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação 
  • Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia simples da RG ou CNH dentro da validade ou cópia da carteira de classe
  • Cópia simples do Certificado de Reservista (Sexo masculino)
  • Cópia simples do CPF
  • 3 (três) fotos 3x4 recentes e sem carimbo
  • Cópia simples do comprovante de residência atual
  • Cópia simples do título eleitoral com comprovante da última eleição, ou Declaração de Quitação

INFORMAÇÕES GERAIS

1) Torna-se necessário o preenchimento do número mínimo de 25 (vinte e cinco) candidatos para a abertura do curso de pós-graduação. Caso não seja preenchido o número mínimo a coordenação reserva-se o direito de não abrir a turma.

2) Pré-inscrições poderão ser feitas pelo site da instituição, www.novomilenio.br (link abaixo). Neste caso o candidato terá o prazo de 10 dias para efetivar sua matrícula, caso contrário, será desconsiderada a pré-inscrição.

3) Os cancelamentos/ desistências de matrícula somente serão aceitos se comunicados com antecedência mínima de 20 dias do início do primeiro módulo. Os pedidos serão direcionados à secretaria de Pós-Graduação devidamente justificados. Em sendo protocolizado qualquer pedido de cancelamento posterior ao prazo limite divulgado, os pedidos automaticamente serão indeferidos, exceto em caso de substituição.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA MATRÍCULA

Sobre o Curso

 - 18 Meses
 - Diurno
 - R$ 350,00
 - Margarete Rose
 - administrapolo@novomilenio.br

Outras Pós

Parceiros