CURSO DE SAÚDE COLETIVA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA FAMÍLIA

18 Meses

Diurno

R$ 350,00

33992965

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PREVISÃO DE TURMA -  

JUSTIFICATIVA

O Curso de Pós Graduação em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família responde, por um lado, a demandas da comunidade por capacitação e aperfeiçoamento - sabe-se que entre tantos projetos desenvolvidos pelo Governo Federal a Estratégia Saúde da Família é sem dúvida a proposta mais capaz e eficaz de reformular a atenção básica em nosso país; e, por outro, traduz uma proposta da Faculdade Novo Milênio em constituir-se enquanto espaço de produção e disseminação do conhecimento, contribuindo à qualificação da assistência à saúde e, consequentemente, à melhoria das condições de vida na região.
O campo da saúde coletiva mostra-se como propício para a formulação de um programa permanente em nossa instituição, pois atende demandas expressadas pelos gestores e profissionais da saúde da região.
A Pós-Graduação em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família apresenta-se como mais uma possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão/assistência, devendo garantir um processo de ensino-aprendizagem crítico, reflexivo e criativo, estimulando a realização de projetos de pesquisa e de intervenção sobre a realidade. Outra preocupação desta proposta é a promoção de estratégias e ações de caráter interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial, visando criar rupturas sobre as formas convencionais - focalizadas e fragmentadas - de gerir e de agir em saúde.
Isto exige dos sujeitos envolvidos na implementação da proposta compromisso e empenho na construção e consolidação de um processo ensino-aprendizagem onde o estudante seja ativo e criativo, curioso e propositivo.

PÚBLICO ALVO

Portadores de diploma de curso superior: licenciados e bacharéis na Área da Saúde e outros.

ESTRUTURA CURRICULAR

  1. POLÍTICAS DE SAÚDE E O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO 
  2. ÉTICA E BIOÉTICA 
  3. EPIDEMOLOGIA GERAL 
  4. SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA 
  5. PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIA (APH, DESASTRES E EPIDEMIAS) 
  6. FARMACOLOGIA (USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E TOXICOLOGIA) 
  7. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
  8. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 
  9. SAÚDE E SOCIEDADE/ A FAMÍLIA NO CONTEXTO SOCIAL, ANTROPOLÓGICO E QUESTÕES DE GÊNERO 
  10. GESTÃO, AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA 
  11. PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA
  12. ABORDAGEM GERAL AO CICLO DE VIDA E FERRAMENTAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA 
  13. VISITAS TÉCNICAS*

*Para as visitas técnicas serão emitidos certificados de participação (que enriquecerá o currículo). Para isso, será cobrado uma valor a parte.

CARGA HORÁRIA

470 horas/aula

EMENTAS DO CURSO:

1 - Políticas de Saúde e o Sistema de Saúde Brasileiro

EMENTA: política, saúde e sistemas de saúde: Aspectos conceituais; Políticas sociais; Saúde e proteção social; Evolução da política de saúde no Brasil; O sistema de saúde brasileiro.

2 - Ética e Bioética

EMENTA: Estuda as inter-relações entre a ética, a moral e o direito. Caracteriza a bioética com uma ética inserida na prática em saúde. Expõe conceitos de bioética e apresenta o modelo da complexidade. Faz reflexões sobre dilemas bioéticos. Discute confidencialidade e privacidade. Aborda temas de ética na pesquisa, importância da família, respeito à pessoa. Conduta e ética no trabalho interdisciplinar. Cidadania e sustentabilidade. Estuda a ética em pesquisa com seres humanos e animais e suas legislações (Resolução 466/2012 e Lei Arouca - Lei 11.794/08 e Decreto 6.899/09). Discute a elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Contextualiza a análise de projetos pelos comitês de ética (CEP), Plataforma Brasil.

3- Epidemiologia

Ementa: Estudo introdutório das bases teórico-metodológicas da Epidemiologia, apropriando-se das técnicas de avaliação e intervenção sobre a situação de saúde da população e as práticas realizadas pelos serviços de saúde. Estudos descritivos de mortalidade e morbidade.

4- Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida

EMENTA: A saúde no contexto organizacional. Legislação e normas, higiene, formas de controle de estresse. Hábitos alimentares, atividade física e trabalho. Exercícios físicos e seus benefícios. Ginástica preventiva ou compensatória. Antiginástica. Prática de esportes como atividade lúdica, socialização e promoção da saúde. Ações comunitárias, participação política e motivação. Contextualização atual: ciência e tecnologia. Interações homem e meio ambiente. Preservação e conservação da biodiversidade.

5 - Planejamento e Gerenciamento de Emergência (APH, DESASTRES E EPIDEMIAS)

EMENTA: visa possibilitar ao participante ter uma visão holística das ferramentas e modelos de gestão utilizados nas ações de Redução de Desastre, em nível estratégico, interdisciplinando os Paradigmas da Doutrina Nacional de Defesa Civil com outros conceitos e tecnologias do Sistema Municipal de Defesa Civil, aplicadas às ações de prevenção de desastres naturais e humanos de natureza social, ambiental e biológica. Prevenção de desastres e preparação para emergências e desastres.

6 – Farmacologia – Toxicologia

EMENTA: Aplicação do método farmacológico-clínico à decisão terapêutica, estendendo os conteúdos ministrados na disciplina Farmacologia para a prática clínica, desenvolvendo assim as habilidades e competências necessárias para as atividades relacionadas ao uso racional de medicamentos. Aborda a prevenção e o diagnóstico da intoxicação humana por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou empregadas como medicamentos.

7- Metodologia da Pesquisa Científica

EMENTA: Construção de textos dissertativos, elaboração de trabalhos e escritos científicos, projetos de pesquisa e investigação científica. A natureza da Pesquisa: as abordagens quantitativas, qualitativas. Planejamento da pesquisa: delimitação do problema de pesquisa, métodos e procedimentos de obtenção e análise de dados. Princípios éticos e problemas metodológicos.

8 - Trabalho de Conclusão de Curso

EMENTA: Reflexões sobre o tema artigo; fundamentação teórica e prática. Elaboração do artigo. Apresentação pública de artigo.
DISCIPLINAS/EMENTAS ESPECÍFICAS

9. Saúde e Sociedade / A Família no Contexto Social, Antropológico e Questões de Gênero

Ementa: Modelos conceituais em saúde: modelo biomédico, determinação social da doença e promoção da saúde. A organização social e sua influência no processo saúde-doença. Políticas de saúde e a construção do SUS numa perspectiva histórica. Os modelos de Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família. Desenvolver a produção do conhecimento, sobre o sistema familiar brasileiro na perspectiva do desenvolvimento de recursos humanos qualificados para a pesquisa na área de família e seus aspectos sociais, antropológicos e questões de gênero

10. Gestão, Avaliação e Planejamento na Atenção Básica

Ementa: Os diferentes modelos assistenciais de atenção básica e sua evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e serviços nos sistemas locais de saúde. A estratégia da Saúde da Família como estruturante do SUS. A atenção integral à saúde entre a ESF e os demais níveis de complexidade do SUS. A controvérsia entre focalização versus universalização na saúde na atenção básica. Os mecanismos de financiamento da atenção básica no SUS. Equidade em saúde. Tecnologia e cuidados básicos de saúde. Utilização do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no planejamento e programação local de saúde. A interação do SIAB com os demais sistemas de informação em saúde. Acreditação de serviços básicos de saúde. Avaliação dos processos de trabalho e certificação dos profissionais de saúde na ESF. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde. Evolução histórica do conceito de Planejamento. Importância do planejamento na Atenção Básica. Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico Situacional. Momento Explicativo. Momento Normativo. Momento Estratégico. Momento Tático-Operacional.

11. Processo de Trabalho na Atenção Básica

Ementa: Reflexos da concepção ampliada de saúde no processo de trabalho das equipes de saúde da família e NASF; O trabalho multiprofissional na atenção básica em saúde; Modelos Tecno-Assistenciais e organização do processo de trabalho na atenção básica. Integralidade e Trabalho em Equipe. Políticas de gestão do trabalho em saúde. Articulação entre os níveis de atenção à saúde. Educação permanente na reorientação dos processos de trabalho, Relações de poder e divisão do trabalho. Diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização. Saúde do trabalhador: aspectos históricos, teóricos e metodológicos. Trabalho e qualidade de vida.

12. Abordagem Geral ao Ciclo de Vida e Ferramenta de Saúde da Família

Ementa: Produção do Cuidado Integral à Família. Atenção primária à saúde - proteção específica. Ciclo de vida da família e suas implicações clínicas e terapêuticas. Fatores de risco e proteção à saúde no ambiente familiar. A abordagem da família como unidade de análise e intervenção em saúde:
-Cuidado Integral à Mulher: promoção e proteção específica à saúde da mulher e à saúde reprodutiva, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Gestação, pré-natal, parto, primeiros cuidados à criança, aleitamento materno, planejamento familiar, sexualidade.
-Cuidado Integral à Criança: promoção e proteção específica à saúde da criança, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Imunização, saúde nutricional, violência doméstica, acompanhamento e controle do crescimento e desenvolvimento, saúde escolar, vínculos afetivos e autoestima.
-Cuidado Integral ao Adolescente: promoção e proteção específica à saúde do adolescente, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Sexualidade, prevenção de DST/AIDS, planejamento familiar, violência social, projeto de vida, vínculos afetivos e autoestima, trabalho e saúde.
-Cuidado Integral ao Adulto: promoção e proteção específica à saúde do adulto, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Prevenção de doenças crônico-degenerativas, estilo de vida, sexualidade, violência social, saúde mental, trabalho e saúde.
-Cuidado Integral ao Idoso: promoção e proteção específica à saúde do idoso, vigilância e acompanhamento dos eventos relacionados à saúde neste grupo populacional. Prevenção de doenças crônico-degenerativas, reabilitação da capacidade funcional comprometida, estilo de vida, sexualidade, violência social, saúde mental, vínculos afetivos e autoestima.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

O curso terá duração de 18 meses com aulas quinzenais aos sábados.

INVESTIMENTO

O investimento para participação no Programa é de 18 parcelas de R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais).

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA - LEGÍVEIS

  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação 
  • Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia simples da RG ou CNH dentro da validade ou cópia da carteira de classe
  • Cópia simples do Certificado de Reservista (Sexo masculino)
  • Cópia simples do CPF
  • 3 (três) fotos 3x4 recentes e sem carimbo
  • Cópia simples do comprovante de residência atual
  • Cópia simples do título eleitoral com comprovante da última eleição, ou Declaração de Quitação
  • Contrato em 02 vias, devidamente assinados.

INFORMAÇÕES GERAIS

1) Torna-se necessário o preenchimento do número mínimo de 25 (vinte e cinco) candidatos para a abertura do curso de pós-graduação. Caso não seja preenchido o número mínimo a coordenação reserva-se o direito de não abrir a turma.

2) Pré-inscrições poderão ser feitas pelo site da instituição, www.novomilenio.br (link abaixo). Neste caso o candidato terá o prazo de 10 dias para efetivar sua matrícula, caso contrário, será desconsiderada a pré-inscrição.

3) Os cancelamentos/ desistências de matrícula somente serão aceitos se comunicados com antecedência mínima de 20 dias do início do primeiro módulo. Os pedidos serão direcionados à secretaria de Pós-Graduação devidamente justificados. Em sendo protocolizado qualquer pedido de cancelamento posterior ao prazo limite divulgado, os pedidos automaticamente serão indeferidos, exceto em caso de substituição.