CURSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

18 Meses

Diurno

R$ 350,00

33992965

QUERO FAZER MINHA MATRÍCULA

PREVISÃO DE TURMA -  

JUSTIFICATIVA

Capacitar e preparar profissionais graduados e/ou pós-graduados em enfermagem a prestarem assistência a indivíduos expostos a acidentes e agravos à saúde que necessitem de cuidados em caráter de atendimento intensivo urgentes e ou emergentes na hierarquizada de atenção à saúde Pré Hospitalar e atenção secundária e terciarias.

PÚBLICO ALVO

Enfermeiros ou Acadêmicos de Enfermagem em curso no último ano da graduação, com declaração da Instituição de Origem.

ESTRUTURA CURRICULAR

  1. POLÍTICAS DE SAÚDE E O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO 
  2. ÉTICA E BIOÉTICA 
  3. EPIDEMOLOGIA GERAL E BIOESTATÍSTICA 
  4. SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA 
  5. PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIA (APH, DESASTRES E EPIDEMIAS) 
  6. FARMACOLOGIA – USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E TOXOLOGIA 
  7. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
  8. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 
  9. LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL E DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA/ URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA 
  10. URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CLÍNICAS RESPIRATÓRIA E METABÓLICAS/ CARDIO E CEREBROVASCULARES 
  11. ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR, TRANSPORTE E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS/ URGÊNCIA E EMERGÊNCIA TRAUMÁTICA 
  12. URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CIRÚRGICA, GINECO-OBSTÉTRICA, PSIQUIÁTRICA, PEDIÁTRICA E DEMAIS AGRAVOS 
  13. VISITAS TÉCNICAS*

*Para as Visitas Técnicas serão emitidos certificados de participação (que enriquecerá seu currículo). Para isso será cobrado um valor a parte.

CARGA HORÁRIA

470 horas/aula

EMENTAS DO CURSO:

1 - Políticas de Saúde e o Sistema de Saúde Brasileiro

EMENTA: política, saúde e sistemas de saúde: Aspectos conceituais; Políticas sociais; Saúde e proteção social; Evolução da política de saúde no Brasil; O sistema de saúde brasileiro.

2 - Ética e Bioética

EMENTA: Estuda as inter-relações entre a ética, a moral e o direito. Caracteriza a bioética com uma ética inserida na prática em saúde. Expõe conceitos de bioética e apresenta o modelo da complexidade. Faz reflexões sobre dilemas bioéticos. Discute confidencialidade e privacidade. Aborda temas de ética na pesquisa, importância da família, respeito à pessoa. Conduta e ética no trabalho interdisciplinar. Cidadania e sustentabilidade. Estuda a ética em pesquisa com seres humanos e animais e suas legislações (Resolução 466/2012 e Lei Arouca - Lei 11.794/08 e Decreto 6.899/09). Discute a elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Contextualiza a análise de projetos pelos comitês de ética (CEP), Plataforma Brasil.

3 - Epidemiologia e Bioestatística

Ementa: Estudo introdutório das bases teórico-metodológicas da Epidemiologia, apropriando-se das técnicas de avaliação e intervenção sobre a situação de saúde da população e as práticas realizadas pelos serviços de saúde. Estudos descritivos de mortalidade e morbidade. Introdução aos estudos analíticos: caso controle, prospectivos e experimentais. Estudo dos conceitos estatísticos básicos; População e amostra; Tipos de variáveis, técnicas de amostragem. Análise descritiva de dados: Tabelas de distribuição frequência, discretas e contínuas. Construção de gráficos e tabelas; Descrição de resultados.

4- Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida

EMENTA: A saúde no contexto organizacional. Legislação e normas, higiene, formas de controle de estresse. Hábitos alimentares, atividade física e trabalho. Exercícios físicos e seus benefícios. Ginástica preventiva ou compensatória. Antiginástica. Prática de esportes como atividade lúdica, socialização e promoção da saúde. Ações comunitárias, participação política e motivação. Contextualização atual: ciência e tecnologia. Interações homem e meio ambiente. Preservação e conservação da biodiversidade.

5 - Planejamento e Gerenciamento de Emergência (APH, DESASTRES E EPIDEMIAS)

EMENTA: visa possibilitar ao participante ter uma visão holística das ferramentas e modelos de gestão utilizados nas ações de Redução de Desastre, em nível estratégico, interdisciplinando os Paradigmas da Doutrina Nacional de Defesa Civil com outros conceitos e tecnologias do Sistema Municipal de Defesa Civil, aplicadas às ações de prevenção de desastres naturais e humanos de natureza social, ambiental e biológica. Prevenção de desastres e preparação para emergências e desastres.

6 – Farmacologia – Toxicologia

EMENTA: Aplicação do método farmacológico-clínico à decisão terapêutica, estendendo os conteúdos ministrados na disciplina Farmacologia para a prática clínica, desenvolvendo assim as habilidades e competências necessárias para as atividades relacionadas ao uso racional de medicamentos. Aborda a prevenção e o diagnóstico da intoxicação humana por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou empregadas como medicamentos.

7- Metodologia da Pesquisa Científica

EMENTA: Construção de textos dissertativos, elaboração de trabalhos e escritos científicos, projetos de pesquisa e investigação científica. A natureza da Pesquisa: as abordagens quantitativas, qualitativas. Planejamento da pesquisa: delimitação do problema de pesquisa, métodos e procedimentos de obtenção e análise de dados. Princípios éticos e problemas metodológicos.

8 - Trabalho de Conclusão de Curso

EMENTA: Reflexões sobre o tema artigo; fundamentação teórica e prática. Elaboração do artigo. Apresentação pública de artigo.

9. Legislação Profissional e de Urgência e Emergência/ Urgência e Emergência Psiquiátrica

Ementa: Legislação aplicada à urgência, emergência. Processo de trabalho e administração do fluxo de atendimento e a relação com o sistema de saúde local. Administração do atendimento pré e intra-hospitalar. Administração de recursos humanos, materiais e equipamentos. Cálculo de pessoal. Relação do serviço de urgência, emergência com as demais estruturas organizacionais. Acolhimento com classificação de risco e humanização no serviço de urgência e emergência. Registros de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem na Urgência, Emergência. As portas de urgência e emergências para saúde mental; Intervenção em crise; Pacientes com tentativa e ideação suicida; Pacientes com transtornos psicóticos; Pacientes com agitação psicomotora e agressividade; Pacientes com intoxicação e abstinência por álcool e outras drogas psicoativas; Pacientes com quadro de confusão mental; Pacientes com transtornos de ansiedade.

10. Urgência e Emergência Clínicas (RESPIRATÓRIAS E METABÓLICAS/ CARDIO E CEREBROVASCULARES)

Ementa: Enfermagem em situações de urgência e emergência na clínica; O controle da infecção; Reanimação e monitoração; Reanimação; Ventilação mecânica; Monitoração hemodinâmica, da pressão intracraniana e cardíaca contínua; Manejo da dor; Emergências cardiovasculares; Angina e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); Diagnosticando o enfarto; Hipertensão Arterial (HAS); Edema Agudo de Pulmão (EAP); Agravos renais; Outros distúrbios; Glicêmicos; Hidroeletrolítico; Crise Tireotóxica; Convulsões; Coma; Arritmia cardíaca na urgência.

11. Atendimento Pré-Hospitalar, Transporte e Classificação de Riscos/ Urgência e Emergência Traumática

Ementa: O Atendimento Pré-Hospitalar (APH); O atendimento inicial; Escala de trauma; Recursos utilizados; Recursos materiais – classificação; Recursos pessoais; Suporte básico de vida (SBV); Conceito e definições; Elos da cadeia de sobrevivência; Prevenção; Reconhecimento Imediato da Parada Cardiopulmonar (RCP); Acesso rápido ao SAMU ou similar; Suporte avançado de vida eficaz; Cuidados pós-parada cardiorrespiratória integrada; Avaliação das vias aéreas; Suporte avançado de vida (SAV); Conceitos e definições; A gravidade da Parada Cardiorrespiratória (PCR); Assistolia; Atividade Elétrica sem Pulso (AESP); O transporte de pacientes; Organização do transporte; Prevenção de complicações durante o transporte; O perfil do enfermeiro para atendimento em rodovias e resoluções afins; Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência e emergência.
As prioridades da Enfermagem na atenção ao traumatismo; Traumatismo crânio-encefálico; Traumatismo facial; Traumatismo torácico; Traumatismo abdominal; Traumatismo medular/Lesão medular; Traumatismo das extremidades; Traumatismo por estupro e outros; Trauma na criança; Acidentes de Trânsito – Politraumatismo.

12. Urgência e Emergência Cirúrgica, Gineco-Obstétrica, Pediátrica e demais Agravos

Ementa: Emergências cirúrgica: assistência integral e humanizada de enfermagem às urgências e emergências a pacientes cirúrgicos nos períodos pré, trans e pós-operatório; Emergências obstétricas; Gravidez ectópica (GE); Aborto; Descolamento Prematuro de Placenta (DPP) e Placenta Prévia (PP); Hipertensão induzida por gravidez (HIG); Parto; Distócias; Prolapso. Urgências e emergências pediátricas. Acidentes mais comuns; Afogamento; Choque elétrico; Cortes; Quedas e Intoxicações.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

O curso terá duração de 18 meses com aulas quinzenais aos sábados.

INVESTIMENTO

O investimento para participação no Programa é de 18 parcelas de R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais).

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA - LEGÍVEIS

  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação 
  • Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia simples da RG ou CNH dentro da validade ou cópia da carteira de classe
  • Cópia simples do Certificado de Reservista (Sexo masculino)
  • Cópia simples do CPF
  • 3 (três) fotos 3x4 recentes e sem carimbo
  • Cópia simples do comprovante de residência atual
  • Cópia simples do título eleitoral com comprovante da última eleição, ou Declaração de Quitação
  • Contrato em 02 vias, devidamente assinados.

INFORMAÇÕES GERAIS

1) Torna-se necessário o preenchimento do número mínimo de 25 (vinte e cinco) candidatos para a abertura do curso de pós-graduação. Caso não seja preenchido o número mínimo a coordenação reserva-se o direito de não abrir a turma.

2) Pré-inscrições poderão ser feitas pelo site da instituição, www.novomilenio.br (link abaixo). Neste caso o candidato terá o prazo de 10 dias para efetivar sua matrícula, caso contrário, será desconsiderada a pré-inscrição.

3) Os cancelamentos/ desistências de matrícula somente serão aceitos se comunicados com antecedência mínima de 20 dias do início do primeiro módulo. Os pedidos serão direcionados, por escrito, à secretaria de Pós-graduação devidamente justificados. Em sendo protocolizado qualquer pedido de cancelamento posterior ao prazo limite divulgado, os pedidos automaticamente serão indeferidos, exceto em caso de substituição.