Curso de Urgência e Emergência

PREVISÃO DE TURMA - FEVEREIRO DE 2018 

JUSTIFICATIVA

Capacitar e preparar profissionais graduados e/ou pós-graduados em enfermagem a prestarem assistência a indivíduos expostos a acidentes e agravos à saúde que necessitem de cuidados em caráter de atendimento intensivo urgentes e ou emergentes na hierarquizada de atenção à saúde Pré Hospitalar e atenção secundária e terciarias.

PÚBLICO ALVO

Enfermeiros ou Acadêmicos de Enfermagem em curso no último ano da graduação, com declaração da Instituição de Origem.

ESTRUTURA CURRICULAR

  1. POLÍTICAS DE SAÚDE E O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO 
  2. ÉTICA E BIOÉTICA 
  3. EPIDEMOLOGIA GERAL E BIOESTATÍSTICA 
  4. SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA 
  5. PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIA (APH, DESASTRES E EPIDEMIAS) 
  6. FARMACOLOGIA – USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E TOXOLOGIA 
  7. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
  8. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 
  9. LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL E DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA/ URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA 
  10. URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CLÍNICAS RESPIRATÓRIA E METABÓLICAS/ CARDIO E CEREBROVASCULARES 
  11. ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR, TRANSPORTE E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS/ URGÊNCIA E EMERGÊNCIA TRAUMÁTICA 
  12. URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CIRÚRGICA, GINECO-OBSTÉTRICA, PSIQUIÁTRICA, PEDIÁTRICA E DEMAIS AGRAVOS 
  13. VISITAS TÉCNICAS*

*Para as Visitas Técnicas serão emitidos certificados de participação (que enriquecerá seu currículo). Para isso será cobrado um valor a parte.

CARGA HORÁRIA

470 horas/aula

EMENTAS DO CURSO:

1 - Políticas de Saúde e o Sistema de Saúde Brasileiro

EMENTA: política, saúde e sistemas de saúde: Aspectos conceituais; Políticas sociais; Saúde e proteção social; Evolução da política de saúde no Brasil; O sistema de saúde brasileiro.

2 - Ética e Bioética

EMENTA: Estuda as inter-relações entre a ética, a moral e o direito. Caracteriza a bioética com uma ética inserida na prática em saúde. Expõe conceitos de bioética e apresenta o modelo da complexidade. Faz reflexões sobre dilemas bioéticos. Discute confidencialidade e privacidade. Aborda temas de ética na pesquisa, importância da família, respeito à pessoa. Conduta e ética no trabalho interdisciplinar. Cidadania e sustentabilidade. Estuda a ética em pesquisa com seres humanos e animais e suas legislações (Resolução 466/2012 e Lei Arouca - Lei 11.794/08 e Decreto 6.899/09). Discute a elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Contextualiza a análise de projetos pelos comitês de ética (CEP), Plataforma Brasil.

3 - Epidemiologia e Bioestatística

Ementa: Estudo introdutório das bases teórico-metodológicas da Epidemiologia, apropriando-se das técnicas de avaliação e intervenção sobre a situação de saúde da população e as práticas realizadas pelos serviços de saúde. Estudos descritivos de mortalidade e morbidade. Introdução aos estudos analíticos: caso controle, prospectivos e experimentais. Estudo dos conceitos estatísticos básicos; População e amostra; Tipos de variáveis, técnicas de amostragem. Análise descritiva de dados: Tabelas de distribuição frequência, discretas e contínuas. Construção de gráficos e tabelas; Descrição de resultados.

4- Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida

EMENTA: A saúde no contexto organizacional. Legislação e normas, higiene, formas de controle de estresse. Hábitos alimentares, atividade física e trabalho. Exercícios físicos e seus benefícios. Ginástica preventiva ou compensatória. Antiginástica. Prática de esportes como atividade lúdica, socialização e promoção da saúde. Ações comunitárias, participação política e motivação. Contextualização atual: ciência e tecnologia. Interações homem e meio ambiente. Preservação e conservação da biodiversidade.

5 - Planejamento e Gerenciamento de Emergência (APH, DESASTRES E EPIDEMIAS)

EMENTA: visa possibilitar ao participante ter uma visão holística das ferramentas e modelos de gestão utilizados nas ações de Redução de Desastre, em nível estratégico, interdisciplinando os Paradigmas da Doutrina Nacional de Defesa Civil com outros conceitos e tecnologias do Sistema Municipal de Defesa Civil, aplicadas às ações de prevenção de desastres naturais e humanos de natureza social, ambiental e biológica. Prevenção de desastres e preparação para emergências e desastres.

6 – Farmacologia – Toxicologia

EMENTA: Aplicação do método farmacológico-clínico à decisão terapêutica, estendendo os conteúdos ministrados na disciplina Farmacologia para a prática clínica, desenvolvendo assim as habilidades e competências necessárias para as atividades relacionadas ao uso racional de medicamentos. Aborda a prevenção e o diagnóstico da intoxicação humana por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou empregadas como medicamentos.

7- Metodologia da Pesquisa Científica

EMENTA: Construção de textos dissertativos, elaboração de trabalhos e escritos científicos, projetos de pesquisa e investigação científica. A natureza da Pesquisa: as abordagens quantitativas, qualitativas. Planejamento da pesquisa: delimitação do problema de pesquisa, métodos e procedimentos de obtenção e análise de dados. Princípios éticos e problemas metodológicos.

8 - Trabalho de Conclusão de Curso

EMENTA: Reflexões sobre o tema artigo; fundamentação teórica e prática. Elaboração do artigo. Apresentação pública de artigo.

9. Legislação Profissional e de Urgência e Emergência/ Urgência e Emergência Psiquiátrica

Ementa: Legislação aplicada à urgência, emergência. Processo de trabalho e administração do fluxo de atendimento e a relação com o sistema de saúde local. Administração do atendimento pré e intra-hospitalar. Administração de recursos humanos, materiais e equipamentos. Cálculo de pessoal. Relação do serviço de urgência, emergência com as demais estruturas organizacionais. Acolhimento com classificação de risco e humanização no serviço de urgência e emergência. Registros de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem na Urgência, Emergência. As portas de urgência e emergências para saúde mental; Intervenção em crise; Pacientes com tentativa e ideação suicida; Pacientes com transtornos psicóticos; Pacientes com agitação psicomotora e agressividade; Pacientes com intoxicação e abstinência por álcool e outras drogas psicoativas; Pacientes com quadro de confusão mental; Pacientes com transtornos de ansiedade.

10. Urgência e Emergência Clínicas (RESPIRATÓRIAS E METABÓLICAS/ CARDIO E CEREBROVASCULARES)

Ementa: Enfermagem em situações de urgência e emergência na clínica; O controle da infecção; Reanimação e monitoração; Reanimação; Ventilação mecânica; Monitoração hemodinâmica, da pressão intracraniana e cardíaca contínua; Manejo da dor; Emergências cardiovasculares; Angina e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); Diagnosticando o enfarto; Hipertensão Arterial (HAS); Edema Agudo de Pulmão (EAP); Agravos renais; Outros distúrbios; Glicêmicos; Hidroeletrolítico; Crise Tireotóxica; Convulsões; Coma; Arritmia cardíaca na urgência.

11. Atendimento Pré-Hospitalar, Transporte e Classificação de Riscos/ Urgência e Emergência Traumática

Ementa: O Atendimento Pré-Hospitalar (APH); O atendimento inicial; Escala de trauma; Recursos utilizados; Recursos materiais – classificação; Recursos pessoais; Suporte básico de vida (SBV); Conceito e definições; Elos da cadeia de sobrevivência; Prevenção; Reconhecimento Imediato da Parada Cardiopulmonar (RCP); Acesso rápido ao SAMU ou similar; Suporte avançado de vida eficaz; Cuidados pós-parada cardiorrespiratória integrada; Avaliação das vias aéreas; Suporte avançado de vida (SAV); Conceitos e definições; A gravidade da Parada Cardiorrespiratória (PCR); Assistolia; Atividade Elétrica sem Pulso (AESP); O transporte de pacientes; Organização do transporte; Prevenção de complicações durante o transporte; O perfil do enfermeiro para atendimento em rodovias e resoluções afins; Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência e emergência.
As prioridades da Enfermagem na atenção ao traumatismo; Traumatismo crânio-encefálico; Traumatismo facial; Traumatismo torácico; Traumatismo abdominal; Traumatismo medular/Lesão medular; Traumatismo das extremidades; Traumatismo por estupro e outros; Trauma na criança; Acidentes de Trânsito – Politraumatismo.

12. Urgência e Emergência Cirúrgica, Gineco-Obstétrica, Pediátrica e demais Agravos

Ementa: Emergências cirúrgica: assistência integral e humanizada de enfermagem às urgências e emergências a pacientes cirúrgicos nos períodos pré, trans e pós-operatório; Emergências obstétricas; Gravidez ectópica (GE); Aborto; Descolamento Prematuro de Placenta (DPP) e Placenta Prévia (PP); Hipertensão induzida por gravidez (HIG); Parto; Distócias; Prolapso. Urgências e emergências pediátricas. Acidentes mais comuns; Afogamento; Choque elétrico; Cortes; Quedas e Intoxicações.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

O curso terá duração de 18 meses com aulas quinzenais aos sábados.

INVESTIMENTO

O investimento para participação no Programa é de 18 parcelas de R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais).

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA - LEGÍVEIS

  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação 
  • Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia simples da RG ou CNH dentro da validade ou cópia da carteira de classe
  • Cópia simples do Certificado de Reservista (Sexo masculino)
  • Cópia simples do CPF
  • 3 (três) fotos 3x4 recentes e sem carimbo
  • Cópia simples do comprovante de residência atual
  • Cópia simples do título eleitoral com comprovante da última eleição, ou Declaração de Quitação

INFORMAÇÕES GERAIS

1) Torna-se necessário o preenchimento do número mínimo de 25 (vinte e cinco) candidatos para a abertura do curso de pós-graduação. Caso não seja preenchido o número mínimo a coordenação reserva-se o direito de não abrir a turma.

2) Pré-inscrições poderão ser feitas pelo site da instituição, www.novomilenio.br (link abaixo). Neste caso o candidato terá o prazo de 10 dias para efetivar sua matrícula, caso contrário, será desconsiderada a pré-inscrição.

3) Os cancelamentos/ desistências de matrícula somente serão aceitos se comunicados com antecedência mínima de 20 dias do início do primeiro módulo. Os pedidos serão direcionados, por escrito, à secretaria de Pós-graduação devidamente justificados. Em sendo protocolizado qualquer pedido de cancelamento posterior ao prazo limite divulgado, os pedidos automaticamente serão indeferidos, exceto em caso de substituição.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA MATRÍCULA

 

Sobre o Curso

 - 18 Meses
 - Diurno
 - R$ 350,00
 - Margarete Rose
 - administrapolo@novomilenio.br

Outras Pós